2022…A ECONOMIA CIRCULAR NÃO É UMA OPÇÃO, É O ÚNICO CAMINHO A SEGUIR.

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“A produção de roupas dobrou entre 2000 e 2015, enquanto o desgaste do vestuário caiu para menos de um terço. Os negócios circulares podem reverter essa tendência e fomentar uma indústria próspera que contribui para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.”

 

Compartilhado de Marilyn Martinez, Gerente de Projetos da Fashion Initiative da Ellen Macarthur Foundation.

 

A chave está no design

 

Para que esses modelos funcionem, as roupas “descartáveis” que prevalecem no setor hoje são inúteis. E nisso o design é fundamental. Em primeiro lugar, projetar para a durabilidade física das roupas é a chave para o sucesso de muitos modelos de negócios circulares: um modelo de aluguel de alta rotatividade não será eficaz a menos que os itens alugados tenham sido projetados para resistir a limpezas frequentes.

 

E para criar produtos altamente duráveis ​​que podem resistir a danos e desgaste por longos períodos de tempo, os designers devem combinar cuidadosamente as opções de materiais e construção de vestuário, incluindo reforço de componentes.

 

Há também exemplos disso no relatório: WL Gore and Associates avalia o desempenho real de seus produtos e coleta feedback, bem como conduz testes de laboratório que imitam o envelhecimento em uso real. A empresa usa isso para informar o design do produto, como aumentar a durabilidade dos componentes que falham primeiro. ERDOS se concentra no desenvolvimento de produtos de caxemira de alta qualidade. Sua coleção SHAN 2019 incluía caxemira “autolimpante”, que é resistente à água e óleo e fácil de manter. Utiliza uma técnica de tecelagem que dispensa costuras, o que economiza materiais e energia ao mesmo tempo que torna o produto mais durável. Dada a alta durabilidade física de seus produtos, a ERDOS pode oferecer serviços de reparo e manutenção.

 

Um segundo aspecto importante é o design para durabilidade emocional, já que a roupa também deve manter sua relevância e apelar aos clientes ao longo do tempo, o que faz você querer continuar usando-a. Essa durabilidade emocional pode ser baseada em fatores como atemporalidade, raridade, história e significado, entre outros.

 

Como isso é feito? Beyond Retro se concentra no desenvolvimento e enfatizando a exclusividade de seus produtos (por exemplo, produtos refeitos a partir de itens usados ​​selecionados). A marca criou uma equipe dedicada encarregada de desenvolver exibições teatrais em lojas de varejo e fazer a curadoria de produtos exclusivos. Klee klee, por sua vez, compartilha histórias sobre cada um de seus produtos para que os clientes possam saber de onde vêm os materiais, como a roupa foi feita e como cuidar dela, ajudando assim a criar um vínculo mais forte entre o cliente e a empresa.

 

E, por fim, é necessário projetar roupas para que possam ser reformadas ou recicladas. “Para modelos de negócios circulares que reduzam as emissões de gases de efeito estufa no longo prazo, será necessário fazer roupas novas com materiais que já estão em uso e se afastar de recursos virgens finitos. Para que isso seja possível, os produtos devem ser projetados e fabricados de forma que possam ser desmontados, refeitos e reciclados, o que significa considerar como os produtos são feitos, bem como quais materiais e componentes são utilizados. Isso também evita que os produtos se transformem em resíduos e pode maximizar ainda mais os resultados ambientais positivos ”, observa o relatório.

 

Existem também exemplos de empresas que colocam isso em prática. A For Days fabrica suas roupas com tecido 100% celulósico (predominantemente algodão orgânico) para que possam ser facilmente convertidas em novas roupas ou recicladas uma vez usadas. Também incentiva seus clientes a devolverem suas roupas usadas para que possam refazê-las e reciclá-las na prática.

 

Por sua vez, Napapijri – em sua série Circular – simplificou o design para que toda a jaqueta (tecido, estofamento e guarnições) seja fabricada a partir de um polímero reciclável: Nylon 6. Os clientes podem devolver os produtos da série Circular posteriormente. Use para que eles possam ser refeitos e reciclado em novos produtos.

4 Respostas para “2022…A ECONOMIA CIRCULAR NÃO É UMA OPÇÃO, É O ÚNICO CAMINHO A SEGUIR.

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