Uma economia circular é um sistema econômico projetado para eliminar resíduos e poluição, prolongar o uso de produtos e materiais e regenerar sistemas naturais. Fundamentalmente, permite o desenvolvimento sustentável e a resiliência econômica, em simultâneo, em que cria enormes oportunidades para novos produtos e serviços.
Apesar do amplo consenso sobre a importância da transição para uma economia circular e dos principais compromissos corporativos com a ação (por exemplo, a IKEA se comprometeu a se tornar totalmente “circular” até 2030), a mudança real está acontecendo muito lentamente. Por quê? Uma economia circular requer mudanças nas operações e na mentalidade das organizações que precisam ser muito melhor compreendidas.
Explorar a oportunidade de acelerar mudanças reais é o foco de eventos em vários países. Que chegue a nós esta transformação e motivação, para uma transição da Economia Linear para uma Economia Circular. Precisamos reduzir a extração de recursos virgens e entender como produto, os resíduos de descartes, inserindo-os na cadeia de valor do processo de fabricação.
Fonte: https://www.ivey.uwo.ca/