Lixo eletrônico transformado em ouro.

Compartilhe essa notícia

Metais preciosos, incluindo ouro, prata e paládio, juntamente com materiais não preciosos, como estanho e cobre, são armazenados em instalações elétricas indesejadas do Reino Unido       Foto: dpa/AP Images

Os britânicos jogam fora mais de 300.000 toneladas de produtos elétricos por ano, que armazenam várias toneladas de metais preciosos.

A Casa da Moeda Real vai começar a recuperar ouro de lixo eletrônico para usar em suas moedas e barras.

Ela espera que sua nova fábrica em Llantrisant, no sul do País de Gales, comece no ano que recupera o metal precioso das placas de circuitos de laptops e telefones celulares.

A Royal Mint espera processar até 90 toneladas de placas de circuito do Reino Unido por semana, recuperando centenas de quilos de ouro por ano para reutilizar em suas moedas, barras e outros produtos.

Atualmente, 99% das placas de circuito do Reino Unido são enviadas para o exterior para serem processadas em altas temperaturas em fundições, estima a empresa.

“À medida que o volume de lixo eletrônico aumenta a cada ano, esse problema só tende a aumentar”, disse Sean Millard, do The Royal Mint.

Os britânicos jogam fora mais de 300.000 toneladas de produtos elétricos a cada ano, e 95 toneladas de metais preciosos, incluindo prata e paládio, podem ser reciclados de bens indesejados, conforme o grupo de pesquisa de resíduos Material Focus.

As Nações Unidas estimam que menos de 20% do lixo eletrônico é reciclado globalmente a cada ano.

A planta é apenas uma planejada por várias empresas de resíduos para o Reino Unido para recuperar metais de equipamentos elétricos.

Ao recuperar os resíduos internamente, em vez de exportá-los, usando um processo à temperatura ambiente em vez de temperaturas de fundição e reduzindo a necessidade de nova mineração de metais, as empresas esperam reduzir os danos ambientais dos metais que usam.

Scott Butler, diretor executivo da Material Focus, disse haver um “enorme potencial” na reciclagem de produtos elétricos.

“Nossa pesquisa indicou que se todos os aparelhos elétricos indesejados que acumulamos ou jogamos fora todos os anos no Reino Unido fossem reciclados, teríamos ouro suficiente para fazer mais de 858.000 anéis”, disse ele.

A Royal Mint espera eventualmente recuperar a prata com metais não preciosos como cobre, estanho, aço e alumínio.

Fonte: https://news.sky.com/story/royal-mint-to-turn-electronic-waste-into-gold

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *