Para alcançar um sistema de economia circular, os consumidores têm de pensar no que precisam comprar e optar por soluções mais amigas do ambiente. As empresas, por seu lado, têm um papel crucial a desempenhar, uma vez que podem optar por fazer escolhas respeitadoras do ambiente com um elevado impacto, como a redução da utilização de plásticos de utilização única e a sua substituição por materiais mais sustentáveis que ajudem a fazer funcionar a economia circular.
O que é necessário para fazer o modelo circular funcionar ❔
O principal é impulsionar as parcerias público-privadas, promovendo programas e ajudas oficiais à inovação, a fim de reconverter processos, instalações, fornecimentos e medidas fiscais, bem como o apoio à formação e ao emprego de qualidade.
Quais são os benefícios da economia circular ❔
✅ Reduz a pressão sobre o meio ambiente
✅ Fornece soluções para o problema da escassez de recursos e matérias-primas, estabelecendo processos e mecanismos que permitem que os recursos sejam utilizados de forma sustentável.
✅ Promove a inovação a diferentes níveis (pessoal, empresarial, público, governamental, etc.).
Na Landfillsolutions, uma empresa da áfrica, existem um exemplo de Economia Circular, com um sistema chamado REVALUO, que gera e recupera resíduos com um sistema de baixas emissões.
✔️Recupera resíduos que têm algum valor e podem ser reciclados ou reutilizados. Este seria o caso dos metais, vidro, papel e papelão.
✔️Reutiliza água destilada para a produção de bioetanol nos processos Revastex e, com o calor gerado na Termólise, também é abrangido o fornecimento de eletricidade da própria estação de tratamento.
✔️Valoriza os resíduos, convertendo-os em fontes de energia e produtos alternativos. Desta forma, conseguimos recuperar cerca de 90% dos resíduos e devolvê-los à economia de forma limpa (menos de 4g/h de CO2 por tonelada tratada).
Fonte: Environmental Consulting Professionals Dilfuza Rashidova