Foto: Divulgação
O pneu é feito com 90% de materiais sustentáveis e passou em testes necessários para venda.
A fabricante de pneus e borrachas Goodyear apresentou um novo pneu de demonstração composto 90% por materiais sustentáveis, como óleo de soja e casca de arroz. O pneu passou em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da Goodyear.
O pneu também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, tendo potencial para oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono. Ele também passou em testes necessários para venda. “Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia.
O pneu de demonstração é feito em sua maioria com materiais considerados “sustentáveis”, ou seja, materiais de base biológica, renovável, reciclado ou que pode ser produzido usando ou contribuindo para outras práticas sustentáveis para conservação de recursos e/ou reduções de emissões.
O pneu possui 17 ingredientes e 12 componentes diferentes, incluindo: pó de carbono, óleo de soja, sílica produzida a partir de resíduos de casca de arroz, resinas biorrenováveis de pinheiro, garrafas PET pós-consumo, polímeros bio e biocircular, e fios e cabos de aço com conteúdo reciclado.
Atualmente, a Goodyear vem trabalhando com sua base de fornecedores e planeja vender um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável em 2023.
Fonte:https://www.ciclovivo.com.br