Compartilho, mais uma excelente publicação, da
A economia circular é uma solução atrativa para o atual modelo linear de consumo. A crise climática, o esgotamento dos recursos e a perda da biodiversidade são alguns dos motivos que nos levaram a reconsiderar o atual modelo descartável. A sobrevivência do planeta depende da busca de alternativas ecologicamente corretas e sustentáveis. Para isso, a economia circular recupera materiais, restaura-os no sistema natural e utiliza tecnologias não nocivas para reduzir o impacto ambiental da atividade humana. Exploramos isso com mais detalhes abaixo.
O que é a economia circular?
A economia circular é um modelo de produção e consumo que visa reduzir ao mínimo o desperdício. Para tanto, devemos compartilhar, alugar, reutilizar, reparar, renovar e reciclar os materiais e produtos existentes. O objetivo final é estender o ciclo de vida dos produtos e mantê-los dentro da economia.
Trata-se de encontrar uma alternativa ao atual modelo de economia linear baseado em “extrair, produzir e descartar”. Um modelo que está atingindo os limites de sua capacidade. A economia circular envolve, em primeiro lugar, adaptar os produtos desde o design para serem o mais sustentáveis possível. E em segundo lugar, usando fontes de energia renováveis para apoiá-lo. Portanto, o modelo de economia circular é baseado em três princípios principais:
- Reduza o desperdício e a poluição por meio do design ecológico.
- Mantenha os produtos e materiais em uso.
- Regenerar sistemas naturais.
Como funciona a economia circular?
A economia circular é um modelo econômico projetado para “auto-regenerar” e “reconstituir”. Dizemos que é auto-regenerador porque há retroalimentação. Ou seja, aproveita os fluxos de energia de materiais e informações em vez de perder partes de seu valor em toda a economia. Este valor inclui tanto a mão-de-obra como a energia utilizada no seu fabrico entre outros.
Ao mesmo tempo, dizemos que se reconstitui porque assenta na utilização de energias renováveis. Desta forma, procuramos minimizar e eliminar a utilização de substâncias tóxicas e eliminar a quantidade de resíduos que geramos. O diagrama de borboleta da Fundação Ellen Macarthur ilustra melhor como funciona esse fluxo circular de materiais:
1. Ciclo técnico ou “restaurador”
Visa aproveitar o produto final e evitar perda de valor. É baseado em:
- Compartilhamento: a economia colaborativa é uma forma eficaz de os usuários contribuírem para a extensão do ciclo de vida dos produtos.
- Manutenção:o produto pode ser usado de forma mais intensiva enquanto fornece manutenção sem a necessidade de transporte ou remanufatura.
- Reutilização:recupera grande valor quando utilizado dentro de um mesmo modelo de negócio. Permite que os produtos sejam usados de forma mais intensiva, por exemplo, veículos.
- Remanufatura: é um sistema para restaurar o produto a um estado novo, ou melhor. É amplamente aplicado nos setores eletrônico e automotivo.
- Reciclagem: deve ser o último recurso. A reciclagem retira ao produto todo o seu valor extra, Na verdade, ele perde todo o valor do trabalho, energia e recursos utilizados em sua fabricação.
2. Ciclo biológico ou “regenerativo”
O objetivo é devolver produtos biológicos, como roupas e alimentos, ao sistema natural. Envolve:
- Digestão anaeróbica: é um processo do qual podemos obter produtos como fertilizantes e energia para poderem retornar à natureza. Além disso, podemos obter produtos químicos e outros materiais valiosos de recursos biológicos.
- Pensamento em cascata: envolve pensar em produtos alternativos que podemos obter de um produto sem reutilizá-lo. Por exemplo, de um produto de madeira, podemos obter aglomerados, fibras, bioquímicos e, por fim, fontes de energia.
Quais são as vantagens de uma economia circular?
As matérias-primas que as economias precisam são extraídas internamente ou importadas. Podemos transformar esses materiais em energia, como combustíveis fósseis e outros derivados. Como sociedade, consumimos matérias-primas muito rapidamente. Por exemplo, no caso de embalagens. Em outros casos, usamos estoques, por exemplo, para eletrônicos e construção. De referir que a utilização de matérias-primas implica a geração de resíduos, emissões e a utilização de sistemas de reciclagem e valorização. Portanto, uma economia circular pode ajudar a mitigar o impacto de nossos padrões de consumo. A seguir estão seus benefícios:
1. Reduz a pressão sobre o meio ambiente
A economia circular leva a uma melhor gestão de resíduos e uso mais eficiente de energia, água, terra e matérias-primas. Como resultado, reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Plano de Ação de 2015 para uma economia circular na Europa estima uma redução das emissões equivalentes de CO2 de mais de 600 milhões de toneladas até 2035.
2. Protege a cadeia de abastecimento de matérias-primas
O fornecimento de matérias-primas envolve vários riscos: volatilidade de preços, disponibilidade e dependência de importações. No caso da UE, importam o equivalente a cerca de metade dos recursos que consome. O esgotamento dos recursos é, portanto, um dos maiores desafios do atual sistema econômico. Além disso, a necessidade de estoques de matérias-primas agrava esse problema.
Atualmente, os materiais de estoque estão crescendo em um ritmo rápido. Nesse ritmo, ainda precisaríamos de uma quantidade significativa de insumos de matérias-primas para atender a demanda. Mesmo que 100% dos materiais descartados fossem reciclados, segundo dados da UE. Assim, uma economia circular poderia ajudar a otimizar estoques e reduzir a necessidade de novos materiais. Especialmente, em setores dependentes de metais, como automotivo, maquinário e transporte. Conforme a McKinsey , uma economia circular poderia trazer uma economia líquida global de material equivalente a entre 110 e 170 milhões de toneladas de ferro por ano até 2025.
3. Aumenta a competitividade e o uso eficiente de recursos
De acordo com um estudo da Fundação Ellen MacArthur, uma mudança a favor da economia circular poderia reduzir o gasto anual líquido de recursos da UE em 600 bilhões de euros até 2030. Uma economia circular poderia beneficiar empresas e consumidores por meio de economia e uso eficiente de recursos.
4. Incentiva a inovação
A necessidade de adaptação a uma economia circular implica repensar o desenho dos processos. Significa também repensar o uso de matérias-primas e produtos. Esta necessidade de adaptação implica grandes oportunidades de inovação em todos os setores. Mesmo naqueles setores que não são considerados inovadores por si mesmo. Um bom exemplo disso seria o fabricante de automóveis Renault .
5. Contribui para a criação de emprego
A economia circular contribui para o crescimento do PIB e geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos. Um estudo do think tank Green Alliance sobre possíveis oportunidades de emprego para Itália, Polônia e Alemanha estimou que medidas ambiciosas poderiam trazer 270.000 pessoas de volta ao mercado de trabalho. Isso também economizaria para os governos cerca de € 3 bilhões por ano.
Um exemplo de economia circular: sistema REVALUO.
Só a União Europeia gerou 2,5 bilhões de toneladas em 2016. Aproximadamente 5 toneladas per capita. As estimativas também alertam que a geração global de resíduos continuará a crescer rapidamente nos próximos anos. Em algumas regiões, chega a triplicar . A gestão sustentável de resíduos é, portanto, um dos grandes desafios das próximas décadas.
REVALUO é o nosso sistema de conversão de resíduos em energia com baixo teor de carbono. Os sistemas WtE desempenham um papel fundamental na transição para a energia renovável e o modelo de desperdício zero. Além disso, às vezes são a única opção para eliminar alguns tipos de resíduos. É o caso dos plásticos e dos pneus. Veja como nosso sistema se encaixa no ecossistema circular:
- Recupera: A REVALUOseleciona e recupera resíduos que podem ser recicláveis ou reaproveitáveis. Metais, vidro, papel e papelão são alguns exemplos.
- Reutilizações:nosso sistema reaproveita a água e o calor envolvidos no tratamento dos resíduos. De fato, reutilizamos a água destilada para produção de bioetanol em cada processo de HIDRÓLISE . Por outro lado, podemos alimentar a própria estação de tratamento usando o calor gerado pelo tratamento por TERMOLISE .
- Transforma: REVALUOtransforma resíduos em produtos valiosos, como fontes de energia e outros produtos alternativos. Processamos matéria orgânica e inorgânica. Além disso, eliminamos resíduos que de outra forma não poderiam desaparecer. Assim, recuperamos entre 80 e 95% dos resíduos de forma totalmente limpa. Nosso sistema produz menos de 4 g/h de CO2 por tonelada no processo*.
Saiba mais sobre nossos processos e produtos alternativos .
Fonte: https://landfillsolutions.eu/circular-economy-how-it-works-and-the-advantages/