Uma réplica gigante de uma máquina de lavar roupa após ser colocada em Greenwich Park, Londres, para destacar como as marcas se envolvem em “greenwashing”, ou publicidade enganosa quando se trata de alegações ecológicas. A campanha do mercado online ecológico Canopey – programada para coincidir com a Black Friday – surge na sequência de um estudo realizado pela empresa com 2.000 pessoas, que concluiu que 68% sentiram que as afirmações ecológicas das marcas e retalhistas irritadas poderiam estar intencionalmente a induzi-los a fazer uma compra.
Uma enorme “máquina de lavagem verde” está a surgir em Londres nesta Black Friday, para lembrar as pessoas da intensidade com que algumas marcas se envolvem em publicidade enganosa quando se trata de alegações ecológicas.
Canopey, a casa de comprar melhor, está lançando a máquina de lavar Greenwash 3000 em Greenwich Park, em Londres, antes do maior dia de vendas do ano (sexta-feira, 24 de novembro de 2023).
A máquina de lavar interativa incentiva os compradores a examinar atentamente quaisquer afirmações ecológicas feitas pelas empresas antes de comprar.
Cercados por cestos cheios de roupas sujas, rotulados com os piores culpados pelas alegações ecológicas, qualquer roupa colocada dentro deles milagrosamente sai “verde”.
Isto surge depois de um novo estudo realizado pela Canopey ter descoberto que a maioria dos londrinos (69%)* sente que as marcas irritadas e as alegações ecológicas dos retalhistas podem estar intencionalmente a induzi-los a fazer uma compra.
O estudo também mostra que os Baby Boomers residentes em Londres (com mais de 55 anos) são os mais experientes em relação ao potencial greenwashing, com menos de metade (47%) a dizer que confiam nas empresas nas suas credenciais ecológicas. Em contraste, 67% das pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos na cidade tendem a confiar nas reivindicações verdes das empresas.
Apesar de serem os menos conscientes sobre o greenwashing, o estudo mostra que as pessoas da faixa etária da Geração Z são potencialmente mais propensas a serem vítimas dele.
Aqueles com idade entre 18 e 24 anos são a faixa etária com maior probabilidade de dizer que consideram a sustentabilidade ao comprar qualquer coisa, com 85% dos jovens na cidade dizendo isso. Por outro lado, os Baby Boomers de Londres são os menos propensos a dizer isto, com apenas dois em cada cinco (42%) a considerarem a sustentabilidade.
Canopey, que realizou a pesquisa, é o lar para comprar melhor, é a única plataforma que agiliza completamente a jornada de compra sustentável usando produtos confiáveis e verificados e formas precisas de monitorar seu impacto ao longo do tempo.
Thomas Panton, CEO da Canopey, disse: “Os fraudadores do fast fashion e os duvidosos varejistas de rua estão tentando capitalizar a ética da sustentabilidade e enganar com falsas alegações verdes.
“É hora de reagir e aumentar a conscientização sobre como eles estão usando a Máquina de Lavagem Verde para limpar a roupa suja e criar uma boa aparência ‘verde’ – mesmo que por baixo a história seja muito diferente.
“Os compradores deveriam poder comprar seus valores sem se preocupar com o giro, mas do jeito que está, é muito difícil confiar nessas afirmações falsas.”
Thomas tem as seguintes dicas para detectar o greenwashing nesta Black Friday:
Identifique linguagem vaga – Cuidado com linguagem vaga sem quaisquer detalhes. ‘Vegan Friendly’ pode não ser realmente vegano, e ‘Better Cotton’ pode não significar que seja orgânico. Verifique no site de uma marca a política de sustentabilidade e procure certificações como B Corp ou Cradle to Cradle.
Escolha itens de qualidade feitos para durar – Roupas e objetos feitos para serem valorizados, e duram a vida toda têm um valor muito melhor ao longo do tempo. Eles também tendem a ser feitos com materiais melhores e por trabalhadores que recebem um salário mínimo (mas verifique essas coisas especificamente também).
Compre para reabastecer e reutilizar – Escolher itens reutilizáveis como copos, garrafas de água e talheres pode reduzir drasticamente a quantidade de resíduos descartáveis que criamos, por isso considere como o seu carrinho de compras pode levar a impactos positivos ao longo do tempo, e não apenas hoje.
Ao fazer pequenas trocas, os compradores podem reduzir enormemente o impacto do seu estilo de vida e acompanhar isso através da sua conta Canopey. A escolha de uma garrafa de água reutilizável pode evitar o uso de 1.460 garrafas de plástico, totalizando uma economia de mais de 40 kg de plástico, e a compra de roupas de origem e fabricação mais éticas, como uma camiseta, pode reduzir quase 1.000 litros de desperdício de água.
Canopey está oferecendo um desconto de 15% em todo o site, da Black Friday à Cyber Monday, para ajudar os compradores a apoiar marcas melhores antes do Natal. Há descontos adicionais disponíveis em produtos como desodorantes naturais Wild, roupas orgânicas Pitod, sabonete e gel de banho Beauty Kin e até roupas de cama éticas da Kuroa.
Fonte: https://london-post.co.uk/worlds-first-greenwashing-machine-in-a-spin-in-london-for-black-friday/