A IKEA recolheu 300 toneladas de uniformes em lojas de toda a Europa no período 2020-2022. Com este projeto piloto, a IKEA explorou como dar uma segunda vida às roupas usadas e gerir os processos de reciclagem na cadeia de valor.
Madrid, 5 de fevereiro de 2024.- A IKEA lança a coleção VÄXELBRUK, feita a partir de velhos uniformes reciclados de funcionários . Entre 2020 e 2022, a IKEA recolheu 300 toneladas de uniformes antigos de todo o pessoal das suas lojas europeias. Este fue el punto de partida para este proyecto piloto cuyo objetivo es explorar cómo los uniformes usados se pueden convertir en materias primas secundarias y cómo desarrollar y gestionar el proceso de reciclaje dentro de IKEA, desde la recolección de residuos textiles hasta la producción de novos produtos. O resultado é VÄXELBRUK, uma coleção de produtos têxteis que será lançada numa seleção de lojas IKEA na Europa. Na Espanha, a coleção já está disponível nas lojas e vendas online.
VÄXELBRUK inclui 12 produtos como cortinas, capas de almofadas, cobertores e bolsas . Os produtos foram confeccionados com fibras recicladas de uniformes. Para garantir os padrões de cor e qualidade exigidos, essas fibras foram misturadas a outros materiais, como poliéster reciclado de garrafas PET usadas, além de lotes de uniformes defeituosos.
Através deste projeto, a IKEA pretende aprofundar o processo completo de reciclagem dentro da cadeia de valor da IKEA. Mais informações sobre o desenvolvimento da coleção VÄXELBRUK aqui .
Materiais sustentáveis
Atualmente, mais de 60% da gama da IKEA é feita de materiais renováveis ou recicláveis. A IKEA continua o caminho rumo ao fornecimento exclusivo de materiais renováveis ou reciclados com um objetivo claro: até 2030, 100% da gama será feita com estes materiais renováveis ou reciclados e será concebida para ser reutilizada, reciclada ou reaproveitada.
Queda de preço
Respondendo ao actual desafio inflacionista espanhol , a IKEA acaba de anunciar uma nova redução de preços para mais de 900 produtos do seu sortido , além da que anunciou há alguns meses, que envolveu a redução de preços de mais 350 artigos. No total, a empresa baixou o preço de quase 1.300 referências neste ano fiscal de 2024 , que incluem alguns dos seus produtos mais icónicos como o sofá ESKILSTUNA, a cama MALM, as cómodas BRIMNES e HEMNES ou a mesa INGATORP . “A nossa prioridade é estar perto da maioria dos espanhóis e oferecer-lhes produtos de qualidade e design com os melhores preços possíveis nesta difícil situação económica”, explica Nurettin Acar, CEO e CSO da IKEA em Espanha.
Fonte: https://www.ikea.com/es/es/newsroom/corporate-news/ikea-lanza-una-coleccion-de-textiles-a-partir-de-uniformes-reciclados-pubb3322ae0