Lego planeja produzir metade do plástico, em seus blocos, a partir de materiais renováveis até 2026

Compartilhe essa notícia

A Lego planeja mudar totalmente para plástico renovável e reciclado até 2032. Fotografia: Jurgita Vaicikeviciene/Alamy

 

Fabricante de brinquedos espera reduzir o uso de plástico à base de petróleo pagando até 70% a mais por resina renovável certificada para incentivar a produção

 

Fonte: Sarah Mordomo, https://www.theguardian.com/

A Lego planeja produzir metade do plástico em seus blocos a partir de materiais renováveis ​​ou reciclados, em vez de combustíveis fósseis, até 2026, em seu mais recente esforço para garantir que seus brinquedos sejam mais ecológicos.

A empresa dinamarquesa abandonou no ano passado os esforços para fazer tijolos inteiramente de garrafas recicladas devido a problemas de custo e produção. No momento, 22% do material em seus tijolos coloridos não é feito de combustíveis fósseis.

A longo prazo, a Lego planeja mudar totalmente para plástico renovável e reciclado até 2032, em um esforço verde que levou a empresa a testar mais de 600 materiais alternativos.

A fabricante de brinquedos espera reduzir gradualmente a quantidade de plástico à base de petróleo que utiliza, pagando até 70% a mais pela resina renovável certificada, o plástico bruto usado para fabricar os tijolos, em uma tentativa de incentivar os fabricantes a aumentar a produção.

Os produtores de plástico da Lego estão substituindo combustíveis fósseis virgens por alternativas como óleo de cozinha ou gordura residual da indústria alimentícia, bem como materiais reciclados, mas os custos podem ser duas ou três vezes maiores porque o mercado ainda está em desenvolvimento.

Niels Christiansen, presidente-executivo da Lego, disse que a mudança para materiais mais sustentáveis ​​significou um aumento significativo no custo de produção de seus tijolos.

No ano passado, o grupo prometeu triplicar os gastos em sustentabilidade para 3 bilhões de coroas dinamarquesas (£ 340 milhões) por ano até 2025, mas prometeu não repassar os custos mais altos aos consumidores.

“Até agora, decidimos que vamos arcar com o fardo disso, e [o custo extra] sai do nosso lucro líquido. Não temos certeza se os consumidores estão muito dispostos a pagar”, disse Christiansen ao Guardian.

Ele disse que a Lego estava fazendo o investimento para “tentar empurrar a indústria a se desenvolver” e “mudar a cadeia de suprimentos” aumentando a demanda e disse que esperava que isso eventualmente levasse ao desenvolvimento de materiais novos ou mais baratos que ajudariam a Lego a atingir sua meta de 2032.

A Lego também expandiu seu programa de coleta de peças, Replay – onde os consumidores podem doar peças antigas para a empresa por meio de frete grátis – para o Reino Unido e continuou a testar modelos semelhantes nos EUA e na Europa .

Na quarta-feira, a Lego relatou um aumento de 13% nas vendas, para 31 bilhões de coroas no primeiro semestre deste ano, alegando que havia “ultrapassado significativamente a indústria de brinquedos, ganhando participação de mercado”.

O lucro operacional aumentou 26% para um recorde de 8,1 bilhões de coroas, já que o grupo lançou cerca de 300 novos conjuntos entre os de melhor desempenho, incluindo seus conjuntos de ícones. A linha inclui um kit Lamborghini de £ 259,99 e a Torre Eiffel de £ 554,99, bem como brinquedos Technics, Star Wars e Harry Potter. Christiansen disse que sua coleção botânica – de kits com temas de plantas – ajudou a aumentar o apelo entre mulheres adultas que agora eram maiores defensoras da marca.

“Nosso portfólio continua a ser relevante para todas as idades e interesses, e isso está gerando uma demanda significativa em todos os mercados. Usamos nossa sólida base financeira para aumentar ainda mais os gastos em iniciativas estratégicas que darão suporte ao crescimento agora e no futuro para nos permitir levar o aprendizado por meio da brincadeira para ainda mais crianças”, disse Christiansen.

Ele disse que o mercado de brinquedos encolheu cerca de 7% no ano passado, o pior desempenho em 15 anos. No entanto, ele disse que as vendas em todo o mercado ficaram estáveis ​​no primeiro semestre deste ano e podem voltar a crescer no segundo semestre.

Christiansen disse que a marca teve “bom momento”, pois esperava continuar a superar o mercado em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *