Compartilhando a reportagem da revista EXAME
A Nespresso, companhia de cápsulas, máquinas e cafés porcionados, acaba de firmar uma parceria com a Natura. As companhias contaram em exclusividade à EXAME que as bisnagas dos cremes hidratantes para mão da linha Ekos Castanha – entre as mais vendidas da fabricante de cosméticos – passam a utilizar o alumínio reciclado das cápsulas de Nespresso.
O produto chega nas prateleiras da Natura em 28 de outubro, data que celebra o Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. A partir da colaboração entre as marcas, mais de duas toneladas de cápsulas ao ano poderão ser reaproveitadas.
De acordo com Mariana Marcussi, diretora de marketing de marca, comunicação e sustentabilidade da Nespresso, a estratégia surgiu quando um engenheiro de embalagens da Natura buscava novas possibilidades para ligas de alumínio mais recicláveis.
Meses depois, durante a Semana de Inovação da Natura, que contou com a participação de executivos da Nestlé – da qual Nespresso faz parte –, o tópico surgiu novamente, e as marcas usaram a oportunidade para implementar a ação.
“A partir desse momento, um time multifuncional de Natura e Nespresso uniu esforços, realizando diversos estudos e testes ao longo de um ano para transformar uma ideia poderosa de circularidade em realidade”, conta Marcussi.
Economia circular na cadeia do alumínio
A diretora complementa que a iniciativa complementa a estratégia de reciclagem e economia circular das cápsulas da companhia. Isso porque o produto já é feito atualmente com 80% de alumínio reciclado. Além disso, a Nespresso já conta com 400 pontos de coleta das cápsulas espalhados pelo Brasil, além da entrega nas “Boutiques Nespresso”.
Segundo Tatiana Ponce, Chief Marketing Officer da Natura, a pesquisa e desenvolvimento de embalagens sustentáveis é parte da solução para expandir a circularidade da linha Ekos – área baseada no uso de ingredientes da biodiversidade amazônica e no compromisso da economia da floresta em pé. “Decidimos não somente produzi-las com alumínio 100% reciclado, como também enxergamos a possibilidade de ampliar essa cadeia circular para outro setor, com uma parceria com a Nespresso”, conta.
Ao todo, 10% do alumínio utilizado nas embalagens terá como base as cápsulas da Nespresso, enquanto o restante provém de outras fontes recicladas. De acordo com Ponce, a parceria também integra a Visão 2030 da Natura, plano da companhia para gerar a sustentabilidade socioambiental. Como metas, a empresa busca ter todas as suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até o fim da década. A taxa atual de é 86%.
As empresas buscam manter a parceria, de forma que mais produtos da linha Ekos possam utilizar embalagens criadas a partir da reciclagem das cápsulas Nespresso.
Veja a matéria completa!
Texto: Letícia Ozório | Repórter na EXAME