Apelamos às empresas, países e cidades para identificar onde podem reduzir as emissões através da implementação de estratégias circulares. Para criar um impacto global, governos e empresas precisam acelerar as ações. A duplicação da circularidade nos próximos dez anos nos deixará muito mais perto de criar um planeta saudável e enfrentar crises interligadas, como mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Uma economia circular elimina o desperdício e a poluição, mantém os produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível e regenera os sistemas naturais. Também dissocia o consumo da produção de mais emissões, reduz a pressão sobre o meio ambiente, melhora a segurança das matérias-primas, estimula a inovação, impulsiona o crescimento econômico e cria empregos. Tem o potencial de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa em 39% e enfrentar crises interligadas, como a perda de biodiversidade e a extração excessiva de recursos.
De acordo com o recém-lançado Circularity Gap Report 2022 , dos 100 bilhões de toneladas de materiais que entram na economia global todos os anos, apenas 8,6% são reciclados de volta para a economia. Isso deixa uma enorme lacuna de circularidade de mais de 91%, que precisa ser abordada com ações urgentes.
Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2023/02/circular-economy-circularity-sustainability