Empresas do sector do calçado criam entidade para reciclagem de calçado.

Compartilhe essa notícia

A nova Associação para a Gestão de Resíduos de Calçado (Gescal) começou a estabelecer contatos com os retalhistas para avaliar a possibilidade de colocar contentores de recolha de calçado nos mesmos.

Nove empresas espanholas da indústria do calçado estão por detrás da nova sociedade sem fins lucrativos Gerescal, um sistema coletivo de responsabilidade alargada do produtor (SCRAP) cujo objetivo é reciclar os quase 200 milhões de pares de calçado consumidos anualmente na Espanha. O objetivo final é, segundo a própria entidade, lançar uma sapateira Ecoembes, trocando as embalagens nacionais por calçados.

Agora, a nova empresa analisa os contentores de recolha existentes no mercado e a fazer os primeiros contactos com as empresas para ver se os estabelecimentos retalhistas podem acolher tais contentores. Dessa forma, os consumidores poderão deixar seus calçados usados ​​com mais facilidade.

Paralelamente, estão sendo realizados testes de lixamento de sapatas para analisar qual o encaixe que o elemento resultante pode ter como matéria-prima para a confecção de novos pares.

«O objetivo é que os sapatos descartados não acabem em aterros sanitários, mas sim vão para outras empresas e possam ter outros pontos de venda. As matérias-primas são limitadas e, por exemplo, é possível dar uma segunda vida a cadarços ou solas”, explica Rosana Perán, presidente da Federação das Indústrias de Calçados (FICE) e da diretoria da Gerescal.

A Gerescal é composta por Pikolinos, Pabloski, Mascaró, Callaghan, Unisa, Wonders, Mustang, Zahonero e Pons Quintana, mas o objetivo é chegar a todas as empresas do setor. Para já, esta iniciativa conta com o apoio, além do FICE, da Associação Espanhola de Empresas de Componentes para Calçado (AEC), da Associação Valenciana de Empresários de Calçado (Avecal) e do Centro Tecnológico do Calçado (Inescop).

Enfim, boas práticas, bons exemplos, e conhecimentos, sempre deverão ser compartilhados, pois, uma Economia Circular, só terá resultado satisfatório, com o engajamento de todos, e em todos os lugares desse planeta.

Fonte:  https://www.residuosprofesional.com/entidad-reciclaje-zapatos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *