10 princípios para evitar o greenwashing

Compartilhe essa notícia

Autoria: Pankaj Wadhawan (Founder, at Circular Economy Alliance India).

 

No mundo dos negócios de hoje, é crucial ser honesto e preciso quando se trata de sustentabilidade. Aqui estão 10 princípios de um relatório recente da Plan A para ajudar as empresas a evitar o greenwashing e promover a sustentabilidade genuína:

1️- Seja honesto e específico: faça backup de suas alegações de sustentabilidade com fatos e evite usar termos vagos sem provas.

2️ – Use evidências científicas: Não faça afirmações sem respaldo científico. Analise o impacto ambiental de seus produtos e siga padrões reconhecidos.

3️ – Escolha rótulos estabelecidos: Evite designs engenhosos e crie seus próprios rótulos. Opte por rótulos de terceiros respeitáveis como B Corp, Fairtrade ou EU Ecolabel.

4️ – Divulgue de forma transparente sua pegada de carbono: Meça as emissões minuciosamente e seja aberto sobre os escopos avaliados.

5️ -Tome medidas imediatas sobre metas: não anuncie apenas iniciativas de sustentabilidade; implementá-los prontamente.

6️ – Priorize a redução de emissões em vez da compensação: reduza sua pegada de carbono primeiro antes de depender apenas dos esforços de compensação.

7️ –  Entenda o efeito rebote: Esteja ciente de que a melhoria da eficiência pode ser compensada pelo aumento do consumo.

8️ – Alinhe as ações com a comunicação: garanta que seus esforços de sustentabilidade nos bastidores correspondam às suas mensagens públicas.

9️ – Doações e patrocínios não são suficientes: simplesmente apoiar organizações ou eventos ambientais não prova um progresso sustentável.

10 – Selecione e integre os ODS: concentre-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que se relacionam diretamente com suas operações e vise mudanças positivas em geral.

#sustainability #sustainable #environmental #business #sustainabledevelopment #communication #greenwashing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *