Excelente trabalho realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria consistente na Rota de Maturidade, ferramenta para que empresas façam uma autoavaliação e recebam um diagnóstico sobre o grau de adoção de práticas de economia circular.
São quatro módulos de avaliação
✅ 1. Gestão estratégica: são avaliadas as práticas organizacionais que impulsionam a economia circular na empresa. É subdividido em: estratégica; cultura; e partes interessadas.
✅ 2. Planejamento da Solução: é avaliado se o processo de desenvolvimento de produtos e serviços atende a conceitos de economia circular. É subdividido em: pesquisa, desenvolvimento e inovação; proposta de valor; e design da solução.
✅ 3. Gestão de recursos: é avaliado se a empresa usa recursos financeiros, materiais e energéticos, garantindo a disponibilidade não só para a organização e sua cadeia, mas para todo o meio ambiente. É subdividido em: custos, investimentos e fontes de renda; material e energia.
✅ 4. Produção e Entrega da Solução: é avaliado o processo operacional para produção e entrega de soluções, além de atividades específicas de economia circular nessa etapa. Trata das seguintes áreas de aplicação: operação e serviço com foco nos processos; operação e serviço com foco nos produtos e serviços.
Conheça a ferramenta: https://lnkd.in/dEnu5uDs
Fonte: Fabricio SolerFabricio Soler