A China iniciou um plano de ação de três anos para promover a utilização do bambu como alternativa aos produtos plásticos para reduzir a poluição.
Conforme o plano, emitido por órgãos estatais, incluindo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, até 2025, os artigos de bambu utilizados como substitutos dos plásticos registariam melhorias adicionais na sua qualidade, variedade, escala e rentabilidade.
Até lá, o valor acrescentado destes artigos de bambu aumentará 20 por cento em comparação com o nível de 2022, enquanto a taxa de utilização de materiais de bambu aumentará 20 pontos percentuais.
Os esforços concentrar-se-ão em áreas como a inovação científica e tecnológica, a ligação entre produção e vendas, publicidade social e cooperação internacional, conforme o plano de ação.
Com o plano de ação, também foi divulgada uma lista com os principais itens que serão substituídos por materiais plásticos por bambu.
O plano também apela à melhoria das leis e regulamentos, à autenticação padrão e ao aumento das atividades de contratação pública para facilitar a substituição.