Renovações circulares

Compartilhe essa notícia

Renovações circulares economizam toneladas de dióxido de carbono em Gotemburgo (Suécia).

 

Reciclar em vez de recém-produzido.  Esta é a essência do conceito de uma Construção Circular.

Os proprietários fazem exigências claras aos projetos de renovação em Innerstaden e Gårda. O resultado – grandes poupanças em dióxido de carbono.

– Isto mostra a importância da reciclagem e da conservação para atingir os objetivos ambientais e climáticos da cidade de Gotemburgo, afirma Victoria Larsson, gestora de projetos na Higab e responsável pelos projetos de reciclagem.

A reutilização e outras soluções circulares devem ser a primeira escolha para novas e reconstruções, afirma Higab, juntamente com quase 40 outros proprietários de propriedades públicas e privadas, numa declaração de intenções.

Duas das reformas mais recentes da empresa resultaram em uma economia de aproximadamente 22 toneladas de dióxido de carbono.

Ao lado do Hotel Pigalle, no centro de Gotemburgo, fica o Göta Källare, construído em 1812. Aqui, a Higab realizou duas adaptações locais onde a reciclagem tem sido o foco. Por exemplo, uma cozinha de Sahlgrenska Huset foi transferida para Göta Källare, os produtos da linha branca foram reutilizados e um piso de madeira velho e desgastado foi lixado e ganhou nova vida. Todos os equipamentos que não serão utilizados por futuros inquilinos foram doados pela cidade de Gotemburgo.

– O projecto mostra que é possível causar um grande impacto com fundos relativamente pequenos. A simples decisão de minimizar o número de paredes demolidas já fez uma grande diferença. Uma descoberta divertida foi quando encontramos lindos pisos de carvalho e mármore sob um tapete de linóleo. Eles agora foram polidos e ganharam um novo brilho, afirma Victoria Larsson em comunicado à imprensa.

Outro projeto ocorreu numa loja em Gårda. Aqui, a maioria das coisas parece ser nova, mas, na verdade é o oposto. Entre outras coisas, muitas das portas vêm de outras propriedades e uma cozinha do Serviço de Resgate foi instalada e repintada. 300 metros quadrados de tábuas de madeira de outra obra também foram reaproveitados no local.

Fonte: https://ca.se/2024/08/29/cirkulara-renoveringar-sparar-tonvis-med-koldioxid-i-goteborg/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *