Autora: Slendy Diaz (Circular economist for the public & private sectors. Circular economy expert. Speaker and consultant. Embajadora de la economía Circular en LATAM. Líder economía Circular Ministerio de Ambiente.)
Só porque o plástico é reciclável não significa que seja efetivamente reciclado. Na realidade, cerca de 2% do plástico é efetivamente reciclado em todo o mundo, um terço do plástico que consumimos vai para aterro, seguido de vazamentos do sistema, ou seja, acaba em rios, mares ou solo, outra parte para incineração. Só porque é um material reciclável não significa que está sendo reciclado corretamente. É necessária uma gestão circular ao longo de sua vida útil e um consumo responsável para garantir o manuseio correto do produto.
Só porque o plástico é reciclável não significa que seja efetivamente reciclado. Na verdade, cerca de 2% do plástico é efetivamente reciclado em todo o mundo. A maior parte do plástico que usamos acaba em aterros sanitários, seguida de vazamento do sistema (rios, oceanos, solo), a outra parte vai para incineração.
Gestão circular ao longo da vida útil do plástico e o consumo responsável são necessários para garantir o correto manuseio do material.