Construção livre de fósseis ao longo de todo o ciclo de vida.

Compartilhe essa notícia

Primeira pré-escola sem fósseis da Suécia.

Volto a escrever sobre boas práticas de um país engajado às causas ambientais, nos dando exemplos a serem seguidos, tendo a educação como base de tudo. Claro, falo da Suécia, pais que aprendi a admirar e respeitar. O povo incrível que adora o Brasil.

Quando a pré-escola ‘Hoppet’ em Gotemburgo estava para ser construída, a cidade de Gotemburgo queria desafiar e criar uma mudança na indústria da construção; eles queriam que fosse construído completamente livre de fósseis ao longo de todo o ciclo de vida do edifício no que diz respeito à produção, montagem e operação futura.

A pré-escola ‘Hoppet’ pretende ser um modelo na condução da transição para processos de construção livres de fósseis para que Gotemburgo alcance o objetivo de ser uma cidade ecologicamente sustentável até 2030. O objetivo é desenvolver produtos que possibilitem – e estabeleçam um novo padrão para – construção livre de fósseis.

Calcule o impacto climático antes de iniciar a construção

A pré-escola ‘Hoppet’ estará pronta no final de 2021, preparada para receber 144 crianças em oito grupos. As medições durante o projeto mostram isso; em comparação com uma pré-escola equivalente construída usando métodos tradicionais, o impacto climático para os principais materiais de construção é reduzido em 70% durante a construção do ‘Hoppet’ da pré-escola. A escolha consciente dos materiais contribuiu para esse resultado, comprovando os benefícios do cálculo do impacto climático na tomada de decisões na fase de planejamento da obra.

Novas colaborações criadas

Com a ajuda do projeto Conexão Norte da UE, 27 fornecedores e inovadores de cinco países do norte da Europa foram convidados ao Living Lab Hoppet em Gotemburgo para se apresentarem e trabalharem em rede em torno do objetivo comum da construção livre de fósseis. Muitas das grandes soluções já foram usadas no projeto e mais podem ser usadas – contribuindo para uma mudança para a construção livre de fósseis.

Escolha bem pensada de materiais

Para atingir a meta de construir uma pré-escola livre de fósseis, o projeto mapeou meticulosamente todo o CO2 gerado em todas as etapas da construção. Sem comprometer os requisitos de uma pré-escola atraente para as crianças, foram escolhidos materiais com baixos níveis de emissão. A madeira nas paredes externas provém da silvicultura do município. Diversos produtos da edificação e do ambiente externo foram reaproveitados. A administração da pré-escola também procura encontrar móveis de interior reaproveitados no estoque existente da cidade.

 

Prêmios
Posição de bronze no WAN Awards 2020 – Projetos Futuros: Educação
Terceiro lugar no Prêmio Repensando o Futuro 2021 – Projeto Sustentável do Ano (Construção).

Fonte: https://smartcitysweden.com. (Foto: Arkitekter)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *