Quem são e onde estão?

Compartilhe essa notícia

Compartilho a publicação provocativa e que nos leva a reflexão e atenção, quando vemos todos que se promovem através da “sustentabilidade”. Juliana Antunes, umas das mais sensatas profissionais de sustentabilidade no Brasil, diz:

Há um ano um post com essa imagem viralizou. Foram mais de 5 mil curtidas, mais de 600 comentários e mais de 140 mil visualizações.

O Sustentaí passou a ser visto de forma diferente. Porque a gente é e vende sustentabilidade de verdade.

A gente não fala o que as empresas querem ouvir, mas o que elas precisam fazer. E o Linkedin me permitiu mostrar isso para um grupo cada vez maior de pessoas.

Mas… o que mudou de um ano para cá em relação à sustentabilidade?

Porque toda empresa continua afirmando aos quatro cantos que é sustentável.

É só acabar com o canudo do achocolatado lotado de açúcar, tirar o rótulo de plástico da garrafa de plástico e inaugurar loja circular pra vender fast fashion que a mágica acontece

A verdade é que um ano se passou e não só as empresas não mudaram, como quem podia exigir um patamar mais alto, referendou os absurdos de sempre.

O ISE B3 tá aí para quem achar que eu tô mentindo. Tem empresa que tá há uma semana comemorando o índice, como se isso fosse um atestado real de que ela é sustentável.

Lamento informar, mas provavelmente não é. O ISE nivela por baixo. O mercado (ainda) aceita gambiarras.

A imprensa então, continua fazendo o mesmo desserviço. Há um ano disse que jornalistas não sabem escrever sobre sustentabilidade. A opinião permanece a mesma.

A mídia coloca como algo bom empresa que afirma que antecipou em cinco anos a meta de eliminar do seu processo operacional o CRIME de desmatamento ilegal.

A mídia alça à condição de paladina da economia circular, empresa que nasceu e cresceu usando o argumento de que você pode comprar o que quiser, quando quiser, o quanto quiser e revender em sua plataforma quando enjoar.

A mídia não tem (ou convenientemente não quer ter) senso crítico para a sustentabilidade.

Por menos assessoria de imprensa e menos marketing na área de sustentabilidade!

Por mais visão de futuro, por mais tomada de decisão, por mais engajamento, por mais sustentabilidade de verdade na área de sustentabilidade.

Sustentabilidade não é simplesmente escolher as melhores historinhas pra contar pro mundo.

Sustentabilidade é mudança na forma de gerir, produzir, consumir e se comportar.

Porque empresa sustentável é feita de gente sustentável.

Não acreditem na sustentabilidade que passou a ser vendida depois da pandemia. Não acreditem no “ESG” alardeado a torto e direito por aí. Não acreditem na maioria das empresas que dizem te ajudar com o ESG.

A sustentabilidade de verdade começa e termina nas pessoas. Repito: empresa sustentável é feita de gente sustentável.

Enquanto empresas e pessoas não entenderem isso, o que vai prevalecer é a hipocrisia de sempre.

E a pergunta feita acho que sete anos atrás (idade da imagem), continua mais atual que nunca: se todas as marcas (empresas) estão salvando o planeta, quem é o FDP que o está destruindo?

Fontes:  https://sustentai.com

https://www.instagram.com/sustentai/

https://www.youtube.com/channel/UC7GWprfMEW9CPIF0PSCJRNw

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *