Economia circular, uma ‘vitória tripla’ para o meio ambiente, cadeias de suprimentos e finanças.

Compartilhe essa notícia

A economia circular está subindo continuamente na escada corporativa da moda. A analista do Gartner, Sarah Watt, postula esse modelo como uma “vitória tripla” por meio de seus benefícios ambientais, financeiros e da cadeia de suprimentos – mas a adoção bem-sucedida de uma economia circular depende de uma mudança para uma forma fundamentalmente nova de pensar.

A economia circular, que está localizada no estágio “Gatilho da inovação” do Ciclo de campanha publicitária de 2021 da Gartner para a estratégia da cadeia de suprimentos , se esforça para manter as matérias-primas em uso com a mais alta qualidade pelo maior tempo possível. Isso permite separar o consumo de recursos do crescimento da empresa, explicou Watt.

Quando tal dissociação ocorre, as empresas reutilizam, reciclam ou reformam produtos em fim de vida para fornecer material para nova produção. Em um modelo de circularidade bem-sucedido, as empresas não precisam mais de maiores quantidades de materiais virgens de acordo com seu crescimento.

“Nossa economia até agora tem sido um tipo de economia do tipo pegue, faça e descarte”, disse Watt. “E o que a economia circular faz é eliminar essa parte, colocando materiais e produtos de volta. ”

A necessidade de transformar o consumo é vasta – a humanidade atualmente consome 1,75 vezes mais recursos a cada ano do que a Terra pode regenerar naturalmente – um número que deve mais do que dobrar até 2050, de acordo com o Fórum Econômico Mundial .

A redução do consumo de materiais pode diminuir significativamente as emissões gerais de gases do efeito estufa. A Ellen MacArthur Foundation , uma organização sem fins lucrativos focada em pesquisar e desenvolver uma economia circular, relatou que uma abordagem de economia circular poderia reduzir as emissões globais de dióxido de carbono equivalente (CO2e) de materiais industriais importantes como plásticos, aço, alumínio e cimento em 40%, ou 3,7 bilhões de toneladas de CO2e até 2050. De acordo com o relatório, isso pode ser alcançado por meio da eliminação de resíduos, reutilização de produtos e recirculação de materiais.

Mas uma economia circular não é apenas amiga do planeta. É também uma oportunidade de mercado de vários trilhões de dólares.

De acordo com uma pesquisa da Accenture , esse modelo pode gerar US $ 4,5 trilhões em crescimento econômico até 2030 e tem potencial para chegar a US $ 25 trilhões em 2050.

Além disso, uma abordagem circular altera o relacionamento entre empresas e fornecedores. “Nossos fornecedores podem se tornar mais nossos parceiros no que diz respeito ao processamento desses produtos ou materiais no final da vida útil”, explicou Watt. “E isso muda fundamentalmente a dinâmica de poder nesse relacionamento para ser mais colaborativo. ”

À medida que essas relações mudam, no entanto, “tem que haver equidade”, acrescentou Watt. “Tem que haver algo nisso tanto para a organização quanto para o fornecedor. Não podemos confiar apenas na boa vontade para fazer funcionar a economia circular. Temos que ter um impacto ambiental positivo, bem como um benefício financeiro para todas as partes envolvidas em puxar um produto em torno de um loop circular. ”

Fonte: https://www.sdxcentral.com/   (Emma Chervek)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *