E se o “desperdício” pudesse ser um recurso?

Compartilhe essa notícia

E se o “desperdício” pudesse ser um recurso?

Essa é a visão da “Economia Circular”. É um modelo onde os recursos são recuperados e reutilizados e o desperdício é reduzido.

Essa abordagem cocria valor ambiental e econômico por meio do fluxo de excedentes, subprodutos e materiais em fim de vida, onde existe ou pode ser criada uma aplicação de valor de pedido mais alto”, explica o diretor da NBS (Network for Business Sustainability), Jury Gualandris. “Produtos e processos circulares, quando configurados adequadamente, evitam o descarte de resíduos, que prejudicam o meio ambiente, reduzem a extração de matéria virgem, que esgota os recursos naturais, e melhoram a eficiência econômica. ”

Podemos nos afastar da atual “economia linear”, onde pegamos materiais para fazer algo e depois nos livramos dele quando terminamos de usá-lo.

A economia circular pode acontecer em vários níveis: dentro de uma única empresa, entre empresas e entre cidades ou países. Não importa em que nível você esteja operando, a NBS pode ajudá-lo na jornada, com modelos, exemplos e dicas estratégicas.

Fonte: https://nbs.net/circular-economy/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *