Novo shopping para reciclagem e economia circular

Compartilhe essa notícia

Milhares de pessoas visitaram o novo shopping Re: store Höga kusten durante o fim de semana de inauguração. Foto: Anna Ahlström

 

Infelizmente, ainda não é no Brasil. Estive na Súécia, durante o mês de abril e visitei o shopping ReTuna, na cidade Eskiltuna (vejam em postagem anteriores). Em 26 de março, o novo centro de reciclagem Re: store Höga kusten abriu suas portas no centro de Härnösand. E o interesse foi altíssimo: no fim de semana de inauguração, as lojas, bazares e praças do shopping atraíram milhares de visitantes.

Re: store The High Coast se descreve como “um shopping completamente comum e moderno – mas ainda assim único em seu tipo. Tudo o que é vendido é reciclado, reaproveitado ou produzido de forma sustentável”. O shopping é uma iniciativa municipal e ligamos para Linda Lundberg, gerente de operações da Re: store Höga kusten AB, para saber mais sobre o fim de semana de inauguração e quais são os planos para o futuro.

– Foi completamente louco. Estávamos preparados para a chegada de muita gente, mas nem tanto, diz linda. Nós achamos que havia entre 1.000 e 2.000 pessoas lá durante o dia de abertura. Esta é a maior coisa que aconteceu desde a pandemia. Foi incrivelmente bem-sucedido, embora houvesse um pouco de caos aqui e ali.

“O conceito de reciclagem do shopping é hoje baseado em três modelos de negócios diferentes: uma praça onde a equipe do shopping vende artesanato e produtos reciclados de cerca de 50 empresas diferentes, um bazar onde particulares alugam um local e a equipe do shopping lida com as vendas e, finalmente: lojas individuais com sua própria equipe e, assim, também podem oferecer mais serviços, como serviço, reparo e aluguel. ”

(Linda Lundberg.)

– Antes era difícil explicar o que criamos, antes que pudéssemos mostrar. Há mais pessoas que querem se juntar agora quando virem o que é. Nas próximas semanas, teremos que reformar para criar espaço para novas empresas. Apenas na primeira semana tivemos visitas de estudo de pessoas que querem começar algo semelhante em Uppsala, Sundsvall e Estocolmo.

O sonho é trazer o ofício. A gente vê quando a costureira senta e costura na loja e as pessoas chegam e perguntam, vai ser um ambiente aconchegante.

A longo prazo, a esperança é poder oferecer mais serviços de manutenção e reparo. Já existe uma costureira no local e na primavera a esperança é que um sapateiro queira fazer um test drive algum dia da semana. Diversas redes estão interessadas em se estabelecer e agora são necessários empreendedores que queiram ser franqueados.

– O sonho é trazer o ofício. A gente vê quando a costureira senta e costura na loja e as pessoas chegam e perguntam, vai ser um ambiente aconchegante, diz linda. Há muitos que querem que as coisas sejam consertadas, mas faltam-nos aqueles que querem administrar um negócio.

 

Artesanato e produtos reciclados à venda na loja Re: Litoral Alto. Foto: restorehk.se

Para encontrar esses empreendedores, o Escritório de Negócios no município de Härnösand convidará para seminários na primavera sobre o que significa iniciar uma franquia. (Quem tiver curiosidade pode seguir Re: store Höga kusten no Instagram e Facebook para saber quando as datas serão divulgadas.)

O shopping está localizado nas antigas instalações de Åhlén em uma das duas ruas de pedestres em Härnösand e também tem uma importante função social.

– Estas instalações estão bloqueadas desde a saída de Åhléns. Agora abrimos novamente o centro, um lugar onde você pode passear. Queremos dar vida ao centro durante o dia e após o fechamento. E temos algo para todos. Fomos elogiados por sermos espaços muito abertos. Você pode ire de bicicleta, triciclo ou caminhar. Ainda não temos todas as instalações da Åhléns, mas talvez possamos expandir e criar um bloco de reciclagem inteiro!

Com a Re: store Litoral Alto, queremos mostrar que a reciclagem nem sempre é feira da ladra e suja, mas sim limpa e fresca. Acima de tudo, trata-se de prolongar a vida útil dos produtos.

Em breve abre um café que vai colaborar com mercearias para cuidar de mercadorias que as lojas não podem vender e logo inicia “Mötesplatsen Re: store” com vários cursos e atividades onde as pessoas de forma agradável, por exemplo, podem aprender a trocar uma cadeira, encha meias ou aprenda a costurar.

– Na minha atribuição está também a divulgação do conhecimento: O que é a reciclagem? O que é economia circular? Por que isso é importante? O que você pode fazer como uma pessoa privada? Com a Re: store Litoral Alto, queremos mostrar que a reciclagem nem sempre é feira da ladra e suja, mas sim limpa e fresca. Acima de tudo, trata-se de prolongar a vida útil dos produtos.

Roupas de tecidos reciclados desenhadas por Ina Hristova, que viu a oportunidade de criar sua própria marca quando ouviu falar da loja Re:. Foto: restorehk.se

 

Linda diz que eles estão percebendo uma demanda crescente por serviços de artesanato em construção e costura e que é necessária uma mudança geracional que ela acredita que Re: store Höga kusten pode facilitar. No shopping, por exemplo, há uma loja de construção muito popular onde os artesãos entregam restos de canos, telhas, tocos de carpete e similares de seus prédios.

– Quem está ativo hoje precisa ser capaz de mostrar sua profissão e despertar o interesse dos jovens. Em casos normais, eles podem estar no canteiro de obras, mas agora há um ponto de encontro público. Os jovens podem vir aqui ver como é e conversar com os artesãos. Aqui eles podem aprender e se interessar em ser aprendiz ou fazer estágio.

É também sobre formas de colaboração, criando colaborações em vez de competição, reunindo almas criativas e encontrando sinergias. Coragem e cooperação fazem bem para todos!

Para Linda, fica claro quais fatores contribuíram para que Re: store Höga kusten se tornasse um projeto tão bem-sucedido.

– Para mim, foram os gerentes corajosos e famintos por desenvolvimento que ousaram. É fácil terminar em “Como vamos resolver isso agora?” e então temos gerentes que dizem “Nós resolvemos isso!”. Mas também se trata de formas de colaboração, criando colaborações em vez de competição, reunindo almas criativas e encontrando sinergias. Coragem e cooperação fazem bem para todos!

Como exemplo, Linda descreve a colaboração entre o shopping, Återbruket no centro de reciclagem do município e os empreiteiros.

– Somos um município. Devemos capacitar as empresas. Portanto, está incluído no aluguel que os empreiteiros recebem material de Återbruket. Eles nos enviam solicitações e temos listas de classificação em Återbruket onde eles guardam o que os empreiteiros querem. Pode ser algo que eles possam repintar, colocar papel de parede ou construir algo novo. Os empresários são completamente líricos!

– No centro de reciclagem, também temos funcionários que pedem às pessoas para doarem ao invés de jogarem suas coisas fora. As pessoas geralmente ficam muito felizes quando as ajudamos a fazer a coisa certa.

Fonte: https://www.cradlenet.se/nyheter/ny-galleria-fr-terbruk-och-cirkulr-ekonomi/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *