Uma conferência reuniu o setor da construção em Navarra/Espanha, para analisar as oportunidades oferecidas pela economia circular no que diz respeito à valorização dos resíduos gerados por esta atividade
Gestores de resíduos de construção e demolição, empresas de construção, entidades mineiras e representantes políticos e técnicos do Governo de Navarra, reuniram-se na semana passada no Museu de Educação Ambiental de Pamplona numa conferência em que cerca de 50 oradores e participantes concordaram sobre a necessidade de considerar a transição para a economia circular como uma oportunidade para o setor , especialmente no que diz respeito à sua valorização de resíduos, que deve atingir a meta de 90% até 2020.
Durante a conferência, promovida pelo Governo de Navarra, foram apresentadas iniciativas a nível europeu ( Protocolo de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição na UE , projetos FISSAC , HISER , NOVACONS ) e a nível estadual ( Estratégia Espanhola de Economia Circular ), como bem como os avanços na tramitação da modificação do Real Decreto 105/2008 . A nível regional, foram apresentados os aspetos relacionados com o setor contemplados no Plano de Resíduos de Navarra 2017-2027, no Plano de Habitação 2018-2028, em fase de elaboração, e no Plano de Energia 2030.
Os palestrantes destacaram a dificuldade do setor em adequar os interesses dos diferentes atores que intervêm na cadeia de valor, bem como a mudança na forma de entender tanto a construção quanto a desconstrução. No que diz respeito ao pacote legislativo europeu sobre a economia circular, recentemente aprovado (“Waste package”), sublinharam que esta transição “não é apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade para o sector, uma vez que é necessário responder à falta de matérias-primas, à sustentabilidade e eficiência energética, através da competitividade e inovação”.
Como resultado da reunião, será elaborado um acordo voluntário entre as partes para avançar no cumprimento das diversas medidas do Plano, como o desenvolvimento de experiências-piloto para promover o uso de agregado reciclado ou a incorporação de critérios em especificações de contratação.
50% DO TOTAL DE RESÍDUOS
O setor da construção tem uma grande relevância na geração de resíduos em Navarra e, portanto, uma grande responsabilidade. Em 2016, os resíduos deste setor representaram 59% da geração total, dos quais 36% foram materiais de escavação. Apenas 18% destes materiais foram destinados à valorização, destinando os restantes 82% à disposição em aterro, situação crítica, face ao objetivo de 2020 de 90% de valorização.
Este setor é, portanto, fundamental para o cumprimento do Plano de Resíduos de Navarra, razão pela qual foi incorporado nos grupos de trabalho promovidos pelo Gabinete de Prevenção de Resíduos e promoção da economia circular . O Plano estabelece medidas e ações para avançar na prevenção da geração de resíduos de construção e demolição, e ações para aumentar sua valorização, em detrimento da eliminação com horizonte 2027.
INÍCIO DAS OFICINAS DE 2018
Com a Mesa de Trabalho de Resíduos de Construção e Demolição, são inaugurados os Grupos e Mesas de Trabalho 2018, que vão abranger diferentes temas como o desperdício alimentar, a promoção da utilização de biomateriais no setor agrícola, a uniformização de critérios em Veículos Inutilizados, a otimização do composto para uso na agricultura e jardinagem, bem como a elaboração de novos regulamentos regionais sobre resíduos sanitários e remessas de resíduos.
O objetivo das tabelas é concluir acordos entre os atores de toda a cadeia de valor, aprofundando, avançando e dinamizando questões relevantes para o Plano de Resíduos de Navarra.
Fonte: https://www.residuosprofesional.com/economia-circular-oportunidad-construccion/