Por que é tão difícil se tornar verdadeiramente circular?

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Escrito por: Anne Gaasbeek e Elsa Valência

 

A circularidade está em toda parte. Um número crescente de empresas está integrando o pensamento circular em suas políticas e produtos. No entanto, tornar-se verdadeiramente circular é um desafio. Especialmente quando se trata de integrar estratégias de circularidade de nível superior, como recusar, repensar e reduzir.

 

A circularidade geralmente se concentra nas estratégias de sustentabilidade mais tradicionais, como reaproveitar, reciclar e recuperar, enquanto o impacto real pode ser causado por estratégias de sustentabilidade de nível superior, como programas de compartilhamento de carros ou novos modelos de negócios.

 

Estratégias de economia circular. Fonte: PBL (2017). Economia circular: medindo a inovação na cadeia de produtos, J.Potting, M. Hekkert, E. Worrell et al.

 

1. Sem correção de curso

Algumas estratégias de sustentabilidade podem ser aplicadas mesmo quando um produto ou serviço já está no mercado, como o eco design ou a redução do impacto ambiental. As estratégias circulares de nível superior, por outro lado, geralmente exigem uma reformulação completa do produto ou serviço.

Essas estratégias precisam ser consideradas no início do processo de design e não podem ser feitas paralelamente. Isso exige que todos os departamentos estejam a bordo para adotar uma nova abordagem na integração da sustentabilidade no desenvolvimento de produtos.

Além disso, o produto ou serviço deve ser desenvolvido sem pensar apenas no consumidor; eles precisam considerar a fase de resíduos e as tecnologias atuais para reciclagem e pós-processamento.

 

2. Colaboração necessária

O núcleo da circularidade é eliminar gradualmente o desperdício. Os resíduos são geralmente encontrados no final da cadeia de valor, razão pela qual a cooperação entre todas as partes envolvidas é essencial. Além disso, os produtos e serviços precisam ser desenvolvidos de forma que os materiais possam ser reutilizados, preferencialmente várias vezes.

Por isso, é necessário que, o conhecimento seja compartilhado entre consumidores, desenvolvedores de produtos, recicladores e outros potenciais players que possam reaproveitar o produto. No momento, a colaboração em todas as partes da cadeia de suprimentos permanece muito limitada.

No futuro, todos devem estar envolvidos, compartilhar a mesma percepção sobre por que uma economia circular é importante e confiar nas abordagens uns dos outros.

 

3. Pense grande ou vá para casa

Ampliar as estratégias circulares costuma ser um desafio, em parte porque os produtos circulares exigem uma mentalidade diferente dos consumidores. Nem todos os consumidores gostam da perspectiva de compartilhar em vez de possuir, por exemplo.

Além disso, a maioria das estratégias de circularidade de alto nível exige trabalho dos consumidores, por exemplo, consertar um produto, trazê-lo de volta para a locadora, etc. Infelizmente, para que a circularidade se torne grande, os consumidores precisam obter valor além da sustentabilidade.

Os produtos circulares também precisam ser mais baratos, mais eficientes ou mais convenientes, e ser o produto certo na hora certa.

A economia circular é uma grande filosofia para integrar valor de negócios e sustentabilidade. Ele oferece muitas opções para fechar ciclos e otimizar o uso de recursos, desde o design para reciclagem até o uso de materiais reciclados e modelos de negócios totalmente novos.

Ainda assim, temos um longo caminho pela frente antes de repensar, redesenhar, abrir canais de colaboração e um verdadeiro pensamento fora da caixa que possa nos ajudar a abraçar verdadeiramente a economia circular.

 

Fonte: https://pre-sustainability.com/

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