Retorna hoje aqui em Lisboa, capital portuguesa, na bela região do Parque das Nações, mais especificamente no Altice Arena e na FIL (Pavilhão de Feira Internacional de Lisboa), a versão 2021 do Web Summit, o maior evento de tecnologia da Europa, e um dos mais importantes a nível mundial.
Após o encontro de 2020 ter sido completamente online em virtude da pandemia da covid-19, este ano o evento conta com novidades, segundo os organizadores. Partes da conferência serão transmitidas online, como já acontecia antes da pandemia.
As startups portuguesas já trabalham e participam de eventos pré Web Summit organizados pelos parceiros do evento. Entre eles fazem parte o Road 2, uma espécie de esquenta. Por duas vezes já tivemos a oportunidade de ser selecionados e participar. No Road 2 um grupo seleto de empresas são preparadas com o apoio de mentores e instrutores, com objetivo de tirar o melhor proveito em suas apresentações.
Este ano a preocupação com a saúde está em voga. Os organizadores do evento, em conjunto com uma equipe do governo e a direção geral de saúde (DGS), tiveram encontros e reuniões para que o local esteja seguro para evitar a proliferação do coronavírus.
O uso de máscaras ao ar livre deixou de ser obrigatório em setembro em Portugal, mas ainda é exigido em espaços fechados ou quando existe concentração de pessoas. Para isso, o local foi preparado para que seja possível manter o distanciamento social. Ver as pessoas se conectarem pessoalmente em segurança é um objetivo comum a todos.
Um grupo qualificado de oradores vai levar aos palcos do Web Summit diversos temas, todos ligados a tecnologia, inovação e empreendedorismo. O evento tem tudo para ser, mais uma vez, um excelente espaço para expandir mentes e negócios.
Por Rodrigo Pimenta, empresário e investidor.