Da inscrição à preparação, o caminho das Startups até o Web Summit passando pelo Road Show
O Web Summit abrirá as portas do Altice Arena, na praça das Nações em Lisboa, somente no dia 4 de novembro. Mas um grupo de Startups selecionadas para participarem desse grande evento já está há algum tempo com suas equipes a todo o vapor e com o pé na estrada. Trata-se do Road Show, que prepara as startups escolhidas pela equipe interna do Web Summit para dois dias de treinamento e trocas iniciais de informações.
Para chegar até lá, é preciso que a startup tenha preenchido um cadastro de inscrição de sua ideia ou conceito do modelo de negócio na plataforma do Web Summit pela internet, que costumam estar disponíveis entre maio e julho de cada ano do evento. Depois do envio e cadastro das startups, há uma ou mais entrevistas (sempre em inglês) por telefone ou Skype. Até o fim de agosto, o resultado com as startups selecionadas para participarem do evento é informado pelo e-mail cadastrado. A partir dai, com sua aprovação, é liberada uma fatura para o pagamento da inscrição no programa. Cada inscrição concede o direito a um espaço de bancada no evento com dia marcado, e três tickets de entrada de membros da equipe para a participação em todos os 3 dias do evento.
Durante este período de preparação, que vai de setembro a outubro, a equipe do Web Summit disponibiliza informações, dicas para melhor se apresentar e aproveitar o seu espaço, além de responder de forma online à todos os tipos de dúvidas das startups.
O período final, ou a reta final, é a participação no Road Show, realizado em Lisboa e Porto, e agora em algumas cidades do país, e tem o seu formato presencial. Ocorrem em dois dias e contam com palestras de profissionais de mercado, além de falas e dicas de representantes de startups trazendo a experiência de quem já participarou dos Web Summits anteriores. Assim, toda startup selecionada para o evento passa a ter mais capacidade de mostrar o seu melhor em busca do objetivo principal de cada uma.