GESTÃO DA QUALIDADE VIA CCQ

Os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ’s) são grupos de funcionários treinados nas ferramentas da qualidade e tem como objetivo desenvolver projetos de melhoria nas empresas e organizações de forma geral. O uso da Criatividade e das ferramentas estatísticas são o ponto alto dos Círculos. Originários do Japão, os CCQ’s se adaptaram à cultura brasileira e hoje estão presentes em várias empresas em todo o Brasil. No ES, o destaque vai para a Vale e a CST que apoiam as atividades desde a década de 80. Para conhecer mais, entre em contato conosco: [email protected].

Aqui relatamos o encontro da UBQ – MG onde o grupo vencedor pertence a Vale – veja o texto a seguir.

Grupo Motriz é premiado em convenção de Círculo de Controle de Qualidade e vai participar de congresso nacional da União Brasileira para Qualidade

Na Vale, mais de 7 mil empregados participam de cerca de 1.200 grupos de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) em todas as diretorias do Brasil. No ano passado, 1.250 projetos de melhoria em diversas áreas de atuação foram concluídos. O grupo CCQ Motriz, do Departamento de Ferrosos Sudeste, é um exemplo de como os trabalhos desenvolvidos na nossa empresa podem ser reconhecidos externamente. Campeão do Terceiro Encontro Nacional de Melhoria Contínua Vale, em abril deste ano, foi o vencedor da 20ª Convenção de Círculos de Controle de Qualidade de Minas Gerais, promovida em Belo Horizonte, em 25 de maio. O grupo vai participar do Congresso Nacional de CCQ da União Brasileira para Qualidade (UBQ).

Com o tema Alto Impacto, que consiste em aumentar a disponibilidade física das instalações e eliminar o risco de espaço confinado em atividades, o grupo mineiro representou a Vale. “Contamos com o apoio de muitos colegas do Complexo Mariana e estamos nos preparando para o congresso nacional, em 6 de julho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul”, disse o operador mantenedor mecânico, Wemerson Rodrigues Lúcio, membro do grupo.

O evento é uma iniciativa da UBQ, entidade que contribui para o desenvolvimento sustentável pela divulgação de conceitos e práticas de gestão da qualidade. A convenção teve o objetivo de reconhecer, premiar e difundir projetos que apresentam soluções de problemas no ambiente de trabalho. O fórum reuniu empresas como Gerdau, Cenibra, Usiminas e Votorantim.

Colaborou: Edenildo Loureiro – da Gerência de Logística da Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *