Mais da metade dos profissionais acha que o chefe é incompetente, é o que revela o artigo da EXAME online.
Quem ainda não reclamou daquele chefe e daquele outro, nesta ou naquela outra empresa?
Segundo o artigo da EXAME, reclamações sobre o chefe são mais comuns do que se imagina e cerca de 55% dos funcionários questionam a capacidade de gestão do superior. É o que mostra pesquisa conduzida pelo Chartered Management Institute com mais de 2 mil profissionais no Reino Unido.
O estudo revela que os entrevistados não acham que os respectivos superiores possuem habilidade e confiança para efetivamente realizar o trabalho a que eram destinados. O preocupante é que 74%¨desses profissionais afirmaram ser obrigados a tomar decisões que não se julgam aptos a decidir por causa da incompetência do chefe.
Levar as preocupações ou reclamações para o chefe? Nem pensar. Cerca de 43% disse não ter coragem para confrontar ou apresentar os problemas ao superior.
O chefe é culpado não somente por insucessos no ambiente de trabalho, mas também pelo prejuízo à saúde dos funcionários, de acordo com um entre dez dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, o resultado pode apontar para uma reação criada após a crise financeira. Pode ser que a recessão tenha gerado uma cultura de culpa, em que os chefes estão temerosos em tomar decisões e assumir responsabilidades, diz em nota Ruth Spellman, diretora responsável pelo estudo.
Para Ruth, é o receio em pedir ajuda que faz com que os chefes sejam vistos como incompetentes. Os chefes devem demonstrar que estão seguros e possuem habilidade para tomar decisões sábias, algumas vezes corajosas, para que, assim, possam envolver a equipe e incentivá-la a ter êxito”, aconselha.
Aqui em terras brasileiras (cariocas, capixabas, potiguares, mineiras e outras por onde passamos) a situação é bem parecida. O que se questiona é que o chefe ainda usa a prepotência e arrogância para lidar com o seu exercito de colaboradores. As empresas por sua vez procuram transformar estes tais chefes em líderes ou coachs através de intensos programas de Educação e Treinamento.
Se lá no Reino Unido, mais da metade dos entrevistados não confiam na competência dos seus superiores, imaginem esta pesquisa aqui no nosso querido Brasil? De uma forma geral, seja lá ou aqui, uma condição de desconfiança na competência do gestor só traz prejuízo e improdutividade para empresas e órgãos públicos (onde a situação pode ser até pior devido ao efeito paraquedas). A solução está nas mãos do executivo maior da organização, desde que ele também seja confiável.