Não importa que serviço ou produto você ofereça. Mesmo trabalhando para uma grande organização, pergunte-se sempre: Precisa ser desta maneira? Posso economizar o tempo de alguém aqui? Sou capaz de suprimir uma etapa?
Como disse Jack Welch: A rapidez é tudo. É o ingrediente indispensável da competição. Rapidez , simplicidade e autoconfiança estão intimamente ligadas.
Se você vende algo hoje, talvez não precise melhorar o produto em si para acelerar os seus resultados. Pode começar aprimorando a maneira como ele chega às mãos do cliente. Como você entrega o que produz? Isso poderia ser feito mais depressa ou de forma mais conveniente?
Aplique esta estratégia a qualquer negócio e você alcançará o sucesso, seja como dono do empreendimento ou como colaborador. Steve Chandler/Sam Beckford
A visão de Chandler e Beckford está assentada na visão operacional do processo. Nos bons departamentos de engenharia industrial (válido para produtos e serviços), a grande questão da gestão dos processos sempre foi o de se buscar o Lean Manufacturing (Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke, também chamado de dispositivo contra bobeiras).). Tudo isto para alcançar níveis superiores de resultados de qualidade e produtividade com foco no cliente. Os parâmetros de qualidade, custo e prazo são, portanto, imprescindíveis tanto para atender como também surpreender o cliente.
Então fica a pergunta, se esta filosofia está rendendo ótimos frutos para a General Eletric, Toyota e tantas outras grandes empresas, será que pode também funcionar para as pequenas e médias? A resposta é: Faça o seu planejamento e descubra. Cada caso é um caso, mas deve-se lembrar que o cliente é o mesmo em qualquer parte do mundo, ou seja, gosta de comprar serviços e produtos muito bons a um preço razoável e ser muito bem atendido (rapidez e carinho). A bola está com você, e para dar início ao processo, use o diagrama a seguir para poder encurtar o tempo de busca dos resultados pretendidos, e boa sorte com muito trabalho, é claro.