EDWARDS W. DEMING – O HOMEM QUE CONSOLIDOU A QUALIDADE

Ao Dr. Deming em sua visita ao Japão bastou uma certeza. “Vim aqui para falar para os donos das empresas, pois somente eles é que poderão liderar as organizações rumo a sobrevivência e sucesso”.  Começar um processo de mudança e de busca de resultados consistentes em termos de produtividade e qualidade exige da alta administração profundo comprometimento. Aliás, este é o papel do verdadeiro líder, fazer as coisas acontecerem com a participação da equipe, focando as expectativas dos clientes.

Deming, Foi instrutor de engenharia na Universidade de Wyoming (1921-22), professor assistente de Física na Escola de Minas do Colorado (1922-24), e exerceu este mesmo cargo na Universidade do Colorado (1924-25). Foi instrutor de Física na Universidade de Yale entre 1925 e 1927.

Entre 1927 e 1939, Deming trabalhou como Físico Matemático no Laboratório de Pesquisas de Fixação de Nitrogênio do Departamento de Agricultura (USDA). Lançou 38 publicações sobre o assunto durante esse período, todas mostrando seu interesse pela metodologia estatística. Trabalhou como conselheiro estatístico no United States Census Bureau (1939–45). Foi professor de estatística na Universidade de Nova Iorque 1946 até 1993. Foi consultor em pesquisa e em indústria (1946-1993).

Durante seu trabalho no Departamento de Agricultura conheceu Walter A. Shewhart. Deming se inspirou muito no trabalho de Shewhart, considerado o pai do CEP (Controle Estatístico do Processo) As idéias dele tiveram grande influência na teoria da administração de Deming.

Durante a II Guerra Mundial, Deming fez parte do Comitê Técnico Emergencial, composto por cinco pessoas (H.F. Dodge, A.G. Ashcroft, Leslie E. Simon, R.E. Wareham, e John Gaillard) e ensinou controle estatístico do processo para os trabalhadores da guerra. Os métodos estatísticos foram muito utilizados durante a guerra, mas caíram em desuso alguns anos após o termina dela.

Deming foi chamado ao Japão para ensinar gestão e estatística para as empresas japonesas no pós guerra, e seu sucesso foi tão grande que foi criado em sua homenagem o PRÊMIO DEMING pela JUSE, honraria entregue anualmente aos melhores da qualidade no Japão e até mesmo fora do país. Copiando o Prêmio Deming, surgiu mais tarde o Malcolm Baldrige Quality Awards nos EUA e quase 50 anos depois do Japão, surgiu no Brasil o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ.

A obra de Deming e seus resultados práticos está registrada de forma muito simples nos seus 14 Pontos da busca da excelência empresarial, já adaptados a várias outras aplicações em todo o mundo.  Da mesma forma, o famoso método PDCA que tem em Deming um dos seus maiores divulgadores.

Veja mais em O Método Deming de Administração – Mary Walton e a Nova Economia para a Indústria, Governo e Educação – Qualitymark Editora. www.qualitymark.com.br .

Veja também os 14 pontos de Deming no livro Gestão pela Qualidade Sem Dor de Cabeça – Getulio A. Ferreira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *