Organizado pela Kasal, o evento de Guarapari contou com ampla participação de empresários da região tendo como destaque a apresentação da SAMARCO através da Sra. Elisângela Carvalho Toledo, da área de compras da empresa. A apresentação revelou números impressionantes em relação a novos investimentos da empresa no ES superiores a 5 bilhões de reais.
A captação de fornecedores locais tem sido prioridade da empresa e nesta apresentação de Elisângela foi tambem apresentados os caminhos que os empresários terão que seguir para o cadastramento, preparação e participação nas oportunidades que já estão sendo geradas.
Foi também alertado aos empresários a necessidade de uma preocupação efetiva com a questão da GESTÃO, e no momento, foi sugerido que os mesmos tenham em mente os 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE – FNQ. São eles:
1. Liderança
processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais infl uenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas
processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados
resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
O desafio está lançado ao mercado de Guaraparí e região.