A palavra Estratégia vem do grego Strategos que significa general, ou seja, está vinculada ao que muitos historiadores e pesquisadores definiram como sendo uma tecnologia de combate na guerra. Nos tempos modernos as estratégias empresariais estão ligadas aos objetivos fundamentais da organização para enfrentar a guerra comercial, de sobrevivência, de crescimento ou de lideranças organizacionais.
ESTRATÉGIA É um processo para a descoberta e percepção das oportunidades futuras, a habilidade para energizar a organização e a capacidade de superar os concorrentes, sem correr grandes riscos. Hammel e Prahalad.
O Planejamento Estratégico compreende a análise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar a estratégica entre dois extremos, para que se possa satisfazer do melhor modo possível os objetivos da empresa. Ansoff e Declerk.
É a determinação de metas e objetivos de longo prazo de uma empresa, e a adoção das linhas de ação e aplicação dos recursos necessários para alcançar essas metas. Alfred Chandler.
Numa corporação, o Planejamento Estratégico define o percurso dos negócios da organização, preconiza o tipo de arranjo econômico e humano necessário, e a natureza das contribuições não-econômicas pretendidas para os seus proprietários e demais grupos de interesse. Define, também, os negócios com os quais a companhia irá rivalizar, preferentemente na direção que focalize os recursos para conduzir competências distintas nas vantagens competitivas. Hax e Majluf.
A Receita e o Tratamento – conduzindo um Planejamento Estratégico na organização.
Aprenda a aplicar as metodologias (composta por diversas etapas) para a implementação do Planejamento Estratégico. Apesar de serem inúmeras, existem pontos comuns em quase todas elas. Simplificadamente as metodologias devem responder às seguintes perguntas:
Onde estivemos? Onde estamos? Onde queremos chegar? Quais são nossos pontos fortes e nossos pontos fracos? Quais são as oportunidades e ameaças do ambiente externo? Quais são os nossos indicadores que vão orientar a definição das diretrizes estratégicas? Quais são os valores que devemos preservar e aprimorar? Que nível de competitividade pretendemos alcançar?
É preciso planejar o planejamento estratégico. O desenvolvimento dos trabalhos na prática dependerá da disciplina e do tempo utilizados, devendo-se evitar que outros interesses e preocupações diárias interfiram no processo, competindo pela atenção dos gerentes e executivos.
É de suma importância familiarizar-se com os conceitos em torno do PE. Faça cartilhas, cartazes, informativos internos físicos e eletrônicos, exercícios, etc., pois, assim, irá permitir a evolução e o aprofundamento progressivo do uso das metodologias que poderão ser buscadas de acordo com o interesse e conveniência das organizações.
Neste conjunto de sugestões (receitas) destacamos a importância da DISCIPLINA e CONTROLE, ou seja, de nada adianta definir e estudar o Planejamento Estratégico se não há AÇÃO e controle das atividades e projetos.