SOLUCIONANDO PROBLEMAS COM MÉTODO

Um dos pontos mais interessantes do projeto de Qualidade Total na empresa é o uso da metodologia científica de análise e solução de problemas. O método utilizado contém um roteiro básico que pode ajudar e facilitar a condução do mesmo e também na formatação final do relatório técnico na apresentação dos resultados obtidos.

Temos observado nos diagnósticos de gestão realizados com empresas em vários estados brasileiros que há uma deficiência técnica na gestão no que ser refere ao  uso de métodos científicos. O quadro a seguir mostra o exemplo de uma empresa já certificada na ISO 9001.2008, e revela desempenho apenas razoável neste quesito.

 A seqüência que veremos a seguir  (ver tabela) foi obtida a partir dos treinamentos realizados na KSC – Kawasaki Steel Corporation (Japão), e este modelamento foi utilizado nos trabalhos técnicos de engenharia industrial e também nos trabalhos de melhorias contínuas (Kaizen) dos Thinking Groups, similares aos Círculos de Controle da Qualidade – CCQ’s, aqui no Brasil. O mesmo método foi parte integrante dos treinamentos e execução de projetos de melhorias dos Círculos de Controle da Qualidade na Companhia Siderúrgica de Tubarão a partir de meados dos anos 80.

Veja a seguir a tabela que representa todos os passos do uso da metodologia científica, também chamada de Método APBS – Análise de Problemas e busca de Solução, e ou MASP – Método de Análise e Solução de Problemas.

Passo
Item
Resultados
1
Motivo da Seleção do Tema
O tema ou atividade deve refletir a situação problema (seja negativo ou positivo). *
2
Metas do Trabalho
Decidir antecipadamente onde queremos chegar em termos de resultados finais do trabalho em questão. Estas Metas devem ser mensuráveis.
3
Controle da Situação Atual
Levantamento de dados estatísticos para consolidar a situação atual.
4
Análise da Situação Atual – PDCA
Análise da situação com base nas etapas de Planejamento, Desenvolvimento da situação na execução das variáveis principais, Controle e medições realizados e as ações empreendidas na correção e prevenção e ainda, revisão dos procedimentos caso seja necessário.
5
Análise dos fatores – Desvios (Análise de processos)
Momento da verificação da relação CAUSAS e EFEITO. As causas podem ser classificadas nos 8 M’s – Método, Máquina e instalações, Mão de Obra própria e terceirizada, Matéria prima/fornecedores, Mensagem/comunicação, Manutenção, Meio Ambiente/sustentabilidade e Medição.
6
Estudo das propostas de solução
Levantamento das propostas de solução em função dos problemas ou desvios levantados (efeitos indesejáveis). Da mesma forma que o conjunto de problemas devem ser priorizados, nesta fase, deverão ser escolhidas as propostas de solução mais viáveis em termos de a) condição técnica, b) Política, c) Social e d) ecológica.
7
Implantação das Medidas Corretivas
Listagem das medidas corretivas no formato do 5W2H – Cronograma de implantação.
8
Acompanhamento de resultados: Controle Estatístico
Apropriação dos dados coletados no projeto após a realização das melhorias
9
Análise de Pareto – Antes e Depois
Fazer a comparação entre os dois gráficos de pareto, o antes e o depois das melhorias implantadas. Físicamente, respeitadas as configurações dos dois gráficos, é possível medir na escala do gráfico o potencial resultante das melhorias.
10
Ganhos mensuráveis
Todos os ganhos devem ser medidos (finanças, meio ambiente, redução de acidentes, melhoria do clima organizacional, entre outros).
11
Consolidação e Padronização
A consolidação e manutenção do nível de resultados atingidos é observada e comprovada pelo sistema de controle dos indicadores fundamentais.
12
Reflexão e Providências Gerenciais
O sistema gerencial deve atuar no sentido de que o método seja utilizado como ferramenta rotineira para o levantamento e solução de problemas. Em cada caso o gerente deve atuar de forma a garantir que as ações de correção, melhorias e atitudes preventivas sejam realmente executadas. Deve ainda motivar o grupo ou especialista envolvido divulgando o trabalho na diretoria da empresa ou inscrição do mesmo em seminários ou congressos, caso haja conteúdo suficiente.
13
Fator(es) de Sucesso
Listar todos os fatores que contribuíram para o sucesso do trabalho em questão.
14
Dificuldades Principais
Listar todas as dificuldades enfrentadas e quais seriam as medidas que poderiam se adotadas para evitar que tais dificuldades possam vir a afetar o desenvolvimento futuro de outros projetos.
15
Novos conhecimentos adquiridos
Ao final, alguns novos conhecimentos foram adquiridos. Tal situação ocorrerá em todos os trabalhos idealizados, implantados e mantidos como ganho para a empresa. Listar tais conhecimentos e divulgar o trabalho final para toda a empresa como forma de capacitação e educação para a qualidade e método de trabalho visando a melhoria da lucratividade empresarial.

 

Na medida em que os trabalhos vão sendo solucionados dentro da metodologia proposta, ocorrerá um ganho significativo no domínio do sistema, do método e também do pensamento estatístico para a solução de problemas e ou introdução de novas técnicas de melhorias dos processos empresariais.

No início do texto, destacamos com um (*) a coluna resultados – Passo 1, onde citamos a questão do Problema negativo e positivo. O conceito de problema negativo está ligado ao desvio de desempenho. Um desempenho especificado tendo um resultado real menor, na prática, é considerado um problema negativo. Problema positivo é aquele que resulta numa meta de desempenho maior que o padrão estabelecido normalmente. Por exemplo, a empresa no próximo ano buscará um crescimento de 30% a mais em relação ao seu desempenho histórico – isto é um problema positivo.

Investir em Método Científico é em resumo, buscar o acerto com maiores probabilidades de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *