No último sábado (15/10/2011), foi comemorado o Dia do Consumo Consciente, uma data que foi instituida pelo Governo Federal há dois anos. Conforme explica o MMA (Ministério do Meio Ambiente), consumo consciente diferencia-se de consumo sustentável: no primeiro caso, o consumidor faz escolhas individuais e imediatas, relacionadas à sua capacidade de optar em cada compra. Já o outro implica em uma mudança de comportamento que resulta na melhoria do planeta e da qualidade de vida da sociedade.
CONSUMO CONSCIENTE E OS 8 Rs
Utilizando os 8 Rs como forma de corrigir e prevenir ações de consumo sem controle e sem critérios conscientes.
1 Refletir
Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos no planeta, por isso, procure potencializar aqueles positivos e minimizar os negativos.
2 Responsabilizar-se
Ao assumir a responsabilidade por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas e por sua cidade, é mais fácil mudar de atitude.
3 Respeitar
Não só as pessoas a sua volta e o meio ambiente, mas também é importante respeitar a si mesmo e o seu trabalho.
4 Reduzir
Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdiçar produtos, serviços, água e energia.
5 Reutilizar
Use o produto até o fim de sua vida útil, sem adquirir um novo apenas por impulso. Muitos itens podem ser reinventados, inovados e utilizados de outras maneiras, virando um brinquedo, um enfeite ou adereço, por exemplo.
6 Reparar
Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também seja capaz de desculpar.
7 Reciclar
Separe em sua casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo e entregue o limpo na reciclagem ou para o catador. Afinal, hoje, mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem no Brasil.
8 Repassar
Retuíte e reenvie e-mails com as informações que você possui e que ajudam na prática do consumo consciente.
Consumo diferente
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, “consumir de forma consciente significa horas de lazer e menos trânsito, significa economia de água, energia e recursos naturais, significa prestar atenção no que compramos e lembrar que cada produto tem uma história, e não surge na prateleira”.
COMPLEMENTANDO E POTENCIALIZANDO O ESFORÇO
Indicamos também como forma complementar o uso do PROJETO 5S (Sensos de Utilização, Organização, Descarte, Higiene e Autodisciplina) como reforço ao processo do consumo consciente. Este projeto traz como ponto fundamental a educação e capacitação de adultos, jovens e crianças em seu ambiente visando a melhoria dos resultados de combate ao desperdício e melhoria do meio ambiente.
Uma grande vantagem do PROJETO 5S é a necessidade da montagem de um plano de trabalho com atividades de educação e treinamento no método, ação participativa dos envolvidos, controle dos resultados obtidos e manutenção do projeto permanentemente.
Fontes : Portal do Consumidor, Infomoney e WWW.qualieng.com