MODERNIDADE ANTIGA

A conclusão deste artigo poderia ser feita agora, no começo dele próprio, e tem sentido… senão vejamos.

O Autor dos 14 pontos para a melhoria da produtividade e lucratividade,  Dr. Edwards W. Deming teve como principal reconhecimento a medalha do mérito japonês no inicio dos anos 50 por ter tido a felicidade de ser compreendido pelos empresários nipônicos logo após a segunda guerra mundial. Essa “compreensão” pode ter sido estimulada pela perda da guerra pelos japoneses e agora ávidos pela reconstrução do seu país de suas empresas e por conseguinte da economia, emprego e renda.

Deming, autor do livro “Out of The Crisis” não foi bem compreendido em seu país (santo de casa não faz milagres?), mas muito bem aceito no Japão que fez questão de colocar os seus ensinamentos em prática. Ele sempre fez questão de tratar os assuntos da gestão e estratégias com os donos, ou presidentes e ou diretores das organizações, pois ele, com toda razão dizia: “A responsabilidade pela qualidade, produtividade e lucratividade é da alta administração. Se eles não se comprometerem não adianta muito o esforço dos operários”

E o Brasil, o que tem a ver com tais estratégias? Tudo, diria sem medo de errar. Temos uma classe empresarial e governamental evoluída e também evoluindo, mas temos ainda muito chão para caminhar. Nossas perdas ainda são enormes e desafiadoras.

Nossas experiências recentes no Nordeste Brasileiro, em especial no Rio Grande do Norte, tem demonstrado que temos um terreno ainda inexplorado no campo da Gestão focada em resultados, portanto, carecemos de metodologia, aplicação de estudos técnicos e científicos, maior participação e sobretudo de educação e treinamento. O tempo todo, se possível. O exemplo do Nordeste, ultima colocada no IDH regional do país pode ser aplicado também às demais regiões brasileiras sem nenhuma restrição.

Já que tocamos no assunto, que tal uma releitura dos 14 pontos de Deming pensando e refletindo sobre a situação da sua empresa e ou do órgão que você dirige?

Revendo os 14 Pontos de Deming – uma nova abordagem para os dias atuais

1º Ponto

Criar constância de propósito para melhorar o produto e o serviço, com o objetivo de tornar-se competitivo, assegurar a continuidade do negócio e criar empregos. Ou seja, a sua empresa tem um plano estratégico de 3 a 5 anos implantado e revisado a cada seis meses?

2º Ponto

Adotar uma nova filosofia. Estamos em uma nova era econômica. A administração no ocidente precisa despertar para o desafio, precisa aprender suas responsabilidades e assumir a liderança da mudança. Ou seja, é necessário combater fortemente as perdas ou desperdícios que em nosso país são avaliados em pontos percentuais, enquanto nos países desenvolvidos, tais perdas são avaliadas em termos de 3 defeitos em um milhão de tentativas(seis sigma).

3º Ponto

Acabar com a dependência da inspeção no final para conseguir qualidade. Para eliminar a necessidade da inspeção em massa, colocar a produção com qualidade em primeiro lugar. Investir fortemente na prevenção.

4º Ponto

Cessar a prática de fechar contratos com base no preço de compra do produto. Em vez disso, minimizar o custo total de uso. Procurar fazer parcerias, tendo um único fornecedor para cada insumo, construindo um relacionamento de longo prazo, lealdade e confiança.

5º Ponto

Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços, para melhorar a qualidade e produtividade e, dessa forma, reduzir constantemente os custos. Definir método e prioridades no trabalho. Evitar o stress gerencial.Planejar, treinar, definir meios, desenvolver, controlar e agir nos resultados. Acabar com a prática de “apagar o fogo”, “correr atrás”, “quebrar galhos”, “jeitinho”, “embromation system” etc.

6º Ponto

Implantar o OJT – On the job training, ou seja, o treinamento no local de trabalho, obedecendo os melhores padrões de qualidade ao cliente. Desenvolver o conceito da “learning Organization”. Utilizar os modernos recursos disponíveis na internet e promover a capacitação contínua e de qualidade.

7º Ponto

Instituir a liderança. O objetivo das chefias deve ser ajudar as pessoas, máquinas e sistemas a fazerem um trabalho melhor. As práticas das chefias precisam de renovação, tanto na alta administração como nos níveis inferiores.

8º Ponto

Eliminar o medo, de modo que todos trabalhem de forma mais eficaz para a organização. Estimular a participação, criatividade e inovação na equipe como base para a melhoria da qualidade, produtividade e lucratividade.

9º Ponto

Eliminar as barreiras entre os departamentos. As pessoas das áreas de pesquisa, projetos, vendas e produção devem trabalhar como uma só equipe, para prevenir quaisquer problemas da produção, do produtos e dos serviços. Criar uma comunicação eficaz e efetiva entre os departamentos para eliminar focos de desperdício e aumentar significativamente o resultado global da organização.

10º Ponto

Eliminar slogans, exortações e metas para a força de trabalho, exigências de zero defeitos e novos níveis de produtividade sem educação e treinamento efetivos. Tais exortações (sem a capacitação) só geram relações antagônicas, uma vez que a maioria das causas de baixa qualidade e baixa produtividade são inerentes ao sistema de trabalho, ficando assim fora do controle dos trabalhadores. Divulgar metas, missão, política da qualidade, instituir quadros de avisos, jornais e outros estímulos com base na capacitação e educação recebida. Dar publicidade aos bons resultados conseguidos.

11º Ponto

Eliminar as cotas de trabalho no chão de fábrica. Substituí-las pela liderança. Aliar padrões de produção com base nas premissas do mercado e de acordo com critérios  de qualidade, custo, segurança e meio ambiente, como base para atingir a máxima produtividade.

12º Ponto

Eliminar as barreiras que tiram do trabalhador o direito de se orgulhar de seu trabalho. Reconhecer os empregados pelo bom desempenho e contribuição ao crescimento da organização. Criar condições e estímulos a participação nos resultados.

13º Ponto

Instituir um programa vigoroso de educação e desenvolvimento pessoal. Instituir o plano de educação e treinamento para todos os empregados, visando no mínimo 60 horas por pessoa por ano. As melhores empresas, com ampla participação no mercado e melhores índices de lucratividade possuem indicadores na base de 100 ou mais horas de treinamento por pessoa, por ano.

14º Ponto

Colocar todos na empresa trabalhando no sentido de realizar a transformação. A transformação é o trabalho de todos. Montar o comitê da Qualidade e definir responsabilidades no que diz respeito a condução dos processos perante a ISO 9001 e 14001, se for o caso e aplicabilidade. Possibilitar ao comitê recursos e autonomia para implantar todos os pontos desta lista de recomendações inspiradas no trabalho original do Dr. Deming.

Fontes:

Out of the Crisis – E.W.Deming

Gestão pela Qualidade, sem dor de cabeça – Getulio A. Ferreira – Qualitymark Editora

O método Deming de Administração – Mary Walton – Marques Saraiva

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