“Quer mudar alguma coisa? Coloque no comando uma pessoa com suas paixões, interesses familiares, pessoais, e não um currículo brilhante.” Essa dica de Jack Welch, extraída das páginas amarelas da revista Veja, de 12 de Setembro de 2001, diz tudo sobre o título deste texto.
Não é novidade esse assunto. Os profissionais atuantes em treinamentos insistem, há décadas, na grande influência do fator emocional na produtividade. Aquela famosa frase dita pelos chefes – “deixe os seus problemas pessoais em casa” – denota, de que a profere, desconhecimento elementares da constituição psicológica do ser humano”.
O texto acima foi retirado do excelente livro LIDERANÇA SAUDÁVEL, A arte de desenvolver “visão de futuro” interpretando o presente. Alkíndar de Oliveira – Editora Academia de Inteligência – SP. Neste livro Oliveira nos remete à várias questões que envolvem a figura e o papel do ser humano na busca de resultados na organização tendo como grande alavanca a motivação e a felicidade do ser humano.
Em várias oportunidades, experimentamos ao longo dos ultimos anos esta situação importante para pessoas e empresas. As experiências com a gestão participativa e os grupos de trabalho demonstraram em vários momentos (CST – Arcelor, Acesita, Vale, Kawasaki – KSC, Volkswagen, e tantas outras), que o currículo era muito importante, mas o fundamental estava na cabeça e no coração das pessoas.
O que ficou de lição na vida prática é que todas estas transformações desejadas de sucesso na organizações e que tem a participação direta dos colaboradores não irão acontecer se não houver a presença do LÍDER transformador. Caso contrário, você ouvirá ainda, por muito tempo aquela famosa e triste frase: “manda quem pode, obedece que tem juízo”.
Mais informações sobre Liderança, Grupos Participativos, Métodos de Gestão, Motivação do ser humano, Resultados de produtividade e outros temas na área do Crescimento do Ser Humano, fale conosco: [email protected]. Veja também o imenso acervo de títulos nesta área no www.qualitymark.com.br, e continue nos acompanhando aqui no Folha Vitória. Um bom fim de semana para todos.