Na verdade, estamos falando de IMPRODUTIVIDADE como efeito indesejável, mas que tem como fatores de causas uma série de pontos negativos (também indesejáveis). Ao longo do tempo os sistemas foram evoluindo e as técnicas e métodos chegaram trazendo a necessidade de maior qualificação técnica das pessoas no ambiente de produção e também nas áreas de apoio.
A questão que levanta, e que se torna altamente prioritária é: Será que, apenas com os conhecimentos técnicos disponibilizados e apreendidos será suficiente para que a produtividade da organização melhore substancialmente? O que está faltando? Especialistas e gurus da gestão moderna são unânimes em afirmar que TUDO VEM DAS PESSOAS (Tom Peters ), e neste ponto, declarações e percepções de pessoas mais próximas da execução nos mostram que muitas vezes, o caráter com inteligência e vontade costuma ser mais importante do que um diploma pendurado na parede.
Enfim, se o caminho oferece esta opção, as pessoas lideradas de forma eficaz e justa podem dar muitos bons frutos, e com certeza irão também ter o direito a um crescimento permanente em termos de conhecimento e títulos de alto nível. A produtividade e lucratividade da empresa agradecem.