Olá amigos, apresentamos hoje mais uma bela colaboração da nossa amiga Reginah, com seu conhecimento profundo e práticas vivenciadas por todo este nosso Brasil. Tema de hoje:
Tempo não é dinheiro!
Esta semana ministrei um curso para a empresa Atlas Schindler sobre Administração do Tempo. No inicio do curso percebemos que praticamente 100% dos participantes não tinham a noção da importância do tempo para atingirmos nosso $uce$$o. Aliás, leitores a grande maioria de nós não tem sequer tempo para pensar sobre o TEMPO!
Somos sempre tão rápidos em fazer as coisas em dar ordens, em exercer nossas funções com rapidez que esquecemos que o importante é a qualidade final do que executamos. Se existirem retrabalhos, pessoas que não entenderam nossa comunicação, conflitos interpessoais, brigas internas, chicotinhos em nossas costas, pessoas descontentes com nossa ausência…Acabamos deixando nossa energia escapar.
Imaginem uma mangueira. Se ligarmos a água com toda força com certeza seu jato estará direcionado para onde a colocarmos. Mas se não tivermos força suficiente para comandar o jato de água da mangueira e a largarmos ela sairá desgovernada jogando água por todos os lados. No entanto se furarmos essa mangueira em diversos locais o seu jato não será mais tão forte.
Esta analogia significa que temos de manter o foco direcionado em nossos objetivos e que a nossa motivação demasiada e desgovernada pode nos tirar de nossa concentração. Falar demais sobre nossos planos a pessoas que não nos interessa, agir de forma que não avaliemos de forma racional e prática nossos objetivos e ações poderá nos trazer prejuízos imensuráveis e por último se não mantermos nossa mente e nossas ações no nosso objetivo principal bem definido acabaremos com muitos furos vazando em demasia e nossa motivação acabará diminuída se não sumir de vez.
Por isso tantas pessoas não terminam aquilo que começam.
Esta semana ouvi do Jamil Albuquerque presidente da Marca Master Mind Treinamentos no Brasil algo que me chamou a atenção, ele dizia que quem tem prazo tem tempo. E quem tem tempo tem vida. Porque o tempo é a matéria prima da vida, pois a vida é feita de tempo. Essa compreensão traz o domínio da vida e o controle da ansiedade. Pois ansiedade é viver no vazio, ou no passado ou no futuro, fora do presente, e por isso vazio.
A questão central é como saber do tempo que temos? A ferramenta adequada é qual o tempo? Para isso saber onde se está indo e o que se quer dessa estrada é que faz a diferença, ou seja, altera a realidade. Pensar dessa forma me faz compreender que podemos fazer coisas grandiosas se sabemos claramente para onde estamos indo e quando queremos chegar lá. Por isso o fato de as escolas só prepararem as pessoas para o cargo e não para a vida, faz com que pessoas executem tarefas com resultados, mas com custo emocional enorme. A nossa missão é fazer com que todos tenham acesso a ferramentas que nos façam enriquecer, pois quem pensa enriquece. Precisamos formar uma geração de pessoas orientadas para resultados.
Tempo não é dinheiro, se assim o fosse os desempregados estariam milionários pois tem todo o tempo do mundo. Tempo é Vida!
É importante entendermos que as empresas não pagam um único real por nosso conhecimento e sim pelo que fazemos com o conhecimento que conquistamos.
Um ótimo DEZEMBRO de resultados para cada um de nós.
Reginah Araujo é instrutora e diretora Master Mind pela fundação Napoleon Hill (EUA).