De olho na Qualidade.
Observa-se com frequência, nos supermercados e mercadinhos, a oferta de Macã nacional com problemas na qualidade, ou seja, o produto vem apresentando problemas com partes podres internas que são percebidas apenas quando o mesmo é manuseado em casa para o consumo. Além disso, o fruto vem apresentando nos últimos tempos excessiva quantidade de manchas e até mesmo furos que passam despercebidos ao consumidor.
A maçã nacional ganhou fatia de mercado por apresentar maior consistência, sabor mais adocicado e preço mais baixo, mas tais problemas apresentados podem comprometer a imagem do produto. Em Natal RN, já existe denúncia formalizada sobre a péssima qualidade da maçã que está sendo comercializada nos supermercados potiguares.
Nas experiências que temos feito com o produto, de cada 10 maçãs aparentemente, de boa qualidade, pelo menos 3 apresentam problemas no momento do consumo.
Atualmente, o País tem cerca de 18 mil hectares ocupados pela produção integrada de maçã, reunindo aproximadamente 285 produtores/empresas. Os pomares se concentram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A safra brasileira de maçã no sistema PIF gira em torno de 462 mil toneladas/ano (2007). Exportam-se, em média, 60 mil toneladas/ano. (fonte: Revista Rural).
Que pena temos, num país onde o clima é tão bom e a fruta perdeu sabor, cheiro e toda nos parece artificial. Para quanto se cultivar maçã com o seu perfume original. Muito obrigada