Pioneiro no setor de Gestão de Compra, lançamento da Qualitymark Editora aponta a necessidade de reformulações no processo de negociação nas empresas
Para os autores, é indispensável adequar-se, cada vez mais, ao mercado de contribuição estratégica que faz parte do novo setor de compras
Este livro, pioneiro no assunto, revê, de forma inovadora, o processo de negociação, visando a evitar que os compromissos assumidos deixem de ser cumpridos na íntegra. Traz, também, o passo a passo sobre como reavaliar os aspectos do negócio, do ponto de vista da gestão da compra, que atualmente revela-se como o coração da empresa.
De acordo com os autores, as cadeias de suprimento estão mais complexas e extensas. As tolerâncias são cada vez menores. Milhões de dados são transmitidos a cada instante, enquanto inumeráveis processos tornam-se obsoletos. A velocidade e a quantidade de informações diariamente em trânsito no mercado exigem que as decisões sejam tomadas por profissionais competentes e consequentes, de modo a não por em risco nenhuma área da empresa
Várias mudanças atualmente marcam o cenário da indústria. Porém a mais significativa (ainda em andamento) é a transição de um posicionamento passivo da função de compras para um de contribuição estratégica, na medida em que colabora para promover a integração da empresa às cadeias de suprimento. Faz-se necessário, portanto, adequar cada vez mais a empresa à demanda mercadológica no sentido de proporcionar a seus clientes uma relação cada vez mais harmônica e natural, mesmo com a ampla competitividade e a contínua transformação dos mercados.
Dessa forma, manter a margem de lucro via repasses de custos a preços se tornou um caminho somente acessível àqueles que se adequem às novas estratégias de vendas. Assim, o setor de compras tem de evoluir, ocupar nova posição na estrutura organizacional das empresas e se preparar para assumir novas funções.
Gestão de Compra foi escrito para se tornar mais um passo no sentido de proporcionar aos negociadores profissionais orientações voltadas para a constituição de competências necessárias para o cumprimento de suas funções, com eficiência e eficácia e, consequentemente, contribuírem para melhorar ou manter a saúde das empresas onde atuam. Torna-se, portanto, uma ferramenta essencial a todos aqueles que se envolvem no processo venda-compra de forma a ajudar na revisão de suas atuações profissionais.
Sobre os autores:
Sebastião de Almeida Júnior se dedica ao estudo do processo de negociação empresarial desde 1983, quando concluiu seu mestrado, com tese na área de Comunicação Empresarial. Sua experiência como consultor na área de Desenvolvimento Gerencial & Organizacional, a partir da fundação da empresa Almeida & Cappeloza Consultores Associados, em 1987, lhe permite apoiar Empresários e executivos nas relações com seus clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes. É professor convidado pelo Instituto de Economia da Unicamp para ministrar cursos (de nível de pós-graduação) sobre Negociação Empresarial desde 2003.
Maria Carolina A. F. de Souza é livre docente do Instituto de Economia da Unicamp. É também professora associada do Instituto de Economia, pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Economia, mestre em Administração de Empresas, especialista em consultoria para Pequenas e Médias Indústrias e graduada em Economia. Presta serviços de consultoria nas áreas de Marketing, Custos e Desenvolvimento de Fornecedores.
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