VENCENDO AS CRISES E DESAFIOS

Em Janeiro de 2009 esta era a manchete da Revista Época Negócios:

Toyota desbanca a GM e é a maior montadora do mundo

Após 77 anos de liderança, a montadora americana perde o posto ao registrar queda de 11% nas vendas

A Toyota é a maior montadora do mundo. A empresa japonesa destronou a GM nesta quarta-feira, quando foi anunciado o resultado de queda de 11% nas vendas da General Motors em 2008.

Com a crise econômica e uma maior restrição ao crédito, a companhia americana vendeu menos veículos que a Toyota. No total foram 8,35 milhões de unidades comercializadas.

O balanço da Toyota também aponta uma queda nas vendas, de 4%. É a primeira queda da história da companhia. No entanto, mesmo com a redução, o número de veículos vendidos foi maior que o da General Motors: 8,97 milhões de unidades.

A chegada ao posto de maior montadora do mundo coincide com o momento em que a Toyota troca seu presidente. Aiko Toyoda, neto do fundador da empresa Kiichiro Toyoda, assumirá o cargo em junho.

Em março de 2009, a crise global atinge as montadoras: Vendas da Toyota caem 39,8%, GM despenca 52,9% e Ford cai 48%.

Balanço de Junho de 2011: A montadora Toyota prevê queda de 31% em seu lucro neste ano fiscal. A estimativa leva em conta as consequências do terremoto e do tsunami ocorridos em março, no Japão, e a valorização do iene diante do dólar.

A diminuição do lucro deverá acontecer mesmo com a esperada melhora nas vendas no segundo semestre fiscal, quando a produção será ampliada. Embora a companhia calcule que venderá um total de 7,24 milhões de veículos no ano fiscal que terminará em março de 2012 (queda de menos de 1% em comparação com o ano fiscal anterior), a projeção para o lucro líquido é de apenas 280 bilhões de ienes (US$ 3,5 bilhões), um declínio de 31% em relação aos 408,1 bilhões de ienes registrado no último ano. (Agencia Estado – Época Negócios)

É neste cenário de altos e baixos, crises previstas e catástrofes não anunciadas que caminhamos no sentido da GESTÃO TOYOTA, com base em vários estudos e em especial no livro de Matthew E. May, Conselheiro da University of Toyota – TOYOTA, A FÓRMULA DA INOVAÇÃO. O livro relata em profundidade os pontos fundamentais do sucesso da empresa, mesmo considerando todos os acidentes de percurso (que também afetam as demais concorrentes, exceto o Tsunami), e que tem como base sólida uma FILOSOFIA e também um prático e eficaz MODELO DE GESTÃO.

O modelo em si, não é novidade para as empresas brasileiras, pois o exemplo e prática do TOTAL QUALITY CONTROL no Brasil já vem sendo discutido, implantado e aprimorado desde os anos 80, e em especial, o exemplo da Cia Siderúrgica de Tubarão – CST com apoio da Kawasaki Steel Corporation – KSC, a partir de 1984, aqui em Vitória ES.

O quadro a seguir revela de forma simplificada a visão da filosofia de gestão da Toyota:


Esta representação está em vários documentos, estudos e livros (ver: Princípios de Gestão da Produção Enxuta: A arma da Toyota para destronar a GM – Nilton Yamaute e colaboradores – Universidade de Taubaté) sobre a trajetória competitiva da empresa, e tem em sua estrutura elementos que podem ser aplicados em qualquer tipo de organização, independente do produto ou serviço final ao cliente.

A idéia central é entender como instrumentos do tipo: Just in time, Lean manufacturing, Kanban, Times de Qualidade, Grupos de Inovação, Gestão à Vista (mapeamento visual dos processos e indicadores), Método PDCA, Projeto 5S, Planejamento de Longo Prazo (Plano Hosin),  e outras técnicas, possam efetivamente ajudar nossas empresas e organizações em vários setores, na busca de produtividade e resultados consistentes.

Este será o nosso desafio para 2012 e próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *