Tem alguma coisa errada na empresa. Apesar de todo o investimento em tecnologia, novos equipamentos, infra-estrutura, treinamentos, os resultados não estão aparecendo como deviam. Onde está ou estão os problemas? Está na hora de fazer um bom levantamento dos gargalos e dos pontos críticos na estrutura e sistema de gestão, ou seja, um novo diagnóstico que possa dar subsídios para a determinação de novas metas e novos desafios.
A prática de avaliação, trimestral, semestral e anual das organizações não é muito popular por aqui. Quando muito avaliam apenas o lado financeiro pois sem ele não há como enfrentar a luta diária. Desde muito, já se fala no Balanced Scorecard – BSC como forma de induzir os dirigentes a pensar em 4 grandes áreas de gestão: Finanças, Pessoas (aprendizado e conhecimento), Mercado (clientes) e Processos Internos. A pergunta que fica: Quem tem a empresa nas mãos? Qual é o governo estadual, cujo governador, tem todas as áreas críticas sob controle, e sabe quais são os pontos fundamentais e seus indicadores de desempenho? Enfim, estamos chefiando ou liderando um processo de mudança positiva em nossas organizações?
Por fim, pergunta-se: Qual é o nível de preparação gerencial dos nossos dirigentes para fazer com que os planos sejam eficazes e possam nos levar a grandes e positivos resultados? Estão 100% educados e treinados? Como dizia um antigo dirigente: A luta é grande!