O QUE MUDA NA BUROCRACIA?

2011 se foi, e fica a pergunta, o que pode melhorar em termos de efetividade e eficiência no nosso querido Serviço Público brasileiro. Confesso que ando um pouco pessimista com o futuro da QUALIDADE E PRODUTIVIDADE e melhoria do ATENDIMENTO no setor público, e as primeiras experiências já neste janeiro de 2012 dão a confirmação às minhas suspeitas. Na prática continua a mesmice e mediocridade de sempre – a palavra mediocridade vem de uma outra chamada média, ou mais ou menos.

A qualidade no serviço público somente terá algum avanço quando os resultados positivos não dependerem apenas de funcionários públicos altamente dedicados. Será necessário mudar sistemas informatizados arcaicos, facilitar e abrir novos canais de comunicação com os órgãos que podem decidir e racionalizar procesos, capacitar os funcionários e promover auditorias constantes nos serviços de atendimento ao cidadão. É preciso entender que para o serviço público o CIDADÃO é um CLIENTE que paga pelos serviços na forma de impostos e taxas, mas continua sendo Cliente.

Nesta próxima semana terei que visitar um órgão público federal e o meu coração já começa a dar sinais de estresse e apreensão. Quando é que a Burocracia terá consciencia de Qualidade e foco no Cliente?

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