CHEFE X LÍDER como identificar a melhor atitude frente aos problemas? Eis, portanto, a velha e tão debatida questão. Existe uma brutal diferença entre Chefe e Líder, todos nós sabemos. Mesmo considerando a grande evolução de chefe para líder, ainda muitos pecados são cometidos. Reconhecer esses pecados e atuar na sua minimização e ou eliminação é mais um atributo do verdadeiro LÍDER.
O LÍDER eficaz e efetivo é aquele que reconhece suas falhas, atua nas causas e evita que haja reincidência prevenindo e corrigindo suas atitudes.
O processo mercadológico e em especial uma competição por ocupação de espaços no mercado é uma guerra, e uma guerra só pode ser vencida com bons líderes no comando.
O velho chefe no seu estilo autoritário e centralizador vem fazendo vítimas ao longo do tempo, em todo tipo de organização, seja pública ou privada. Não escolhe lugar, tempo ou platéia, ele sempre está por perto com uma aura de sabichão e de pessoa insubstituível na organização.
Qual é então o estilo do líder, “O líder é alguém que nos inspira a não ‘apequenar’a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação,o mundo.” Mario Sergio Cortella, filósofo, consultor e professor.
Ou como diria um grande psicólogo, “Todos nós somos líderes em potencial e, de alguma maneira, procuramos influenciar o comportamento, os pensamentos e os sentimentos dos que estão à nossa volta.” Howard Gardner, psicólogo
Enfim, Se desejamos construir famílias mais felizes, empresas mais saudáveis e comunidades mais solidárias, precisamos mudar a forma de pensar a liderança. As competências aplicáveis nos últimos 50 anos não são mais tão úteis na nova sociedade do serviço, do cliente, do relacionamento móvel e do mundo volátil em que vivemos. (Cezar Souza, em O caminho das Estrelas).
Parecem desmoronar as verdades sobre a motivação, a lealdade, o comprometimento e a liderança! A escassez de líderes competentes é um fato.
No campo político, a grande maioria dos países ressente-se da falta de estatura e competência de seus líderes. No mundo empresarial as empresas não conseguem formar líderes em quantidade e qualidade suficientes para se expandirem, nem para se posicionarem junto a seus clientes, fornecedores, parceiros.
Nas famílias agrava-se a distância entre pais e filhos. As comunidades ressentem-se de lideranças mais eficazes.
Soluções existem, e praticamente todas elas passam por uma completa reestruturação de métodos e comportamentos. Foco nas causas dos problemas, formação de novos líderes, visão sistêmica, ir além das metas e objetivos, construção de uma nova cultura e o desempenho de um papel importante na educação e capacitação das novas gerações.