Embora seja um dos tipos de organização mais populares em todo o mundo, as estatísticas (Eduardo Najjar Empresa Familiar construindo equipes vencedoras na família empresária Intregare Editora 2011), apenas 15% consegue passar o patrimônio para a terceira geração demonstrando um alto grau de mortalidade.
O número é preocupante, principalmente quando se verifica que a razão predominante desse índice reside nos conflitos familiares que, em geral, não são resolvidos adequadamente.
COMPARATIVOS ENTRE EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES
EMPRESA FAMILIAR | EMPRESA NÃO FAMILIAR |
O objetivo é a continuidade | O objetivo é a maximização do valor das ações, a curto prazo. |
A meta é a conservação dos ativos e do prestígio da família controladora. | A meta é a satisfação das expectativas dos acionistas. |
A crença fundamental é de que é prioridade proteger a empresa dos riscos. | A crença fundamental é de que um risco maior promete rendimentos maiores. |
A orientação estratégica é a adaptação | A orientação estratégica é o crescimento constante. |
Os interessados mais importantes são os clientes e os funcionários. | Os interessados mais importantes são os acionistas e os gestores. |
A empresa enxerga-se como uma instituição social. | A empresa enxerga-se como um ativo descartável. |
A liderança é a administração | A liderança é o carisma pessoal |
Adiciona-se ao conjunto das diferenças as questões antagônicas que envolvem decisões emocionais e decisões racionais no ambiente da empresa familiar. O grande desafio, portanto, reside, na capacidade do alto executivo, em mesclar os pontos positivos da empresa familar com os postivos da empresa não familiar.