Visitando os trabalhos do excelente cartunista Junião, descobrimos um dos seus trabalhos para a Folha de São Paulo, justamente em um tema que temos discutido aqui no blog: O uso racional dos recursos e combate às perdas, e neste caso específico, o caso da ÁGUA. Nossa experiência, passando por algumas concessionárias pelo Brasil, em vários estados, nos mostra uma perda de até 50% de toda a água produzida Veja o caso de uma concessionária na região norte-nordeste que tem um faturamento mensal por volta de 22 milhões de reais, com perda de 50% da água produzida, imagine (calcule), portanto, o tamanho do prejuizo!
O Dr. Juran, grande especialista na área da gestão da qualidade diz em seu Quality handbook, “antes de pensar em novos e grandes investimentos (projetos) concentre-se em eliminar as perdas atuais”. Este foco nas perdas é totalmente viável pois trabalha a realidade dos fatos da rotina das empresas, organizações públicas, cidades e comunidades – ou seja, são fatos que estão ao nosso alcance, e que muitas vezes dependem somente das nossas ações e atitudes.
O quadro a seguir além do tom EDUCATIVO mostra também fatos e números das perdas e uso da água em São Paulo. Esperamos que outros estados também façam sua contabilidade nesta guerra ao desperdício, em especial, da VALIOSA ÁGUA.