GARIMPANDO IDÉIAS E RESULTADOS

Nossa busca por resultados e experiências de gestão nos levou a cidade mineira de Ipanema que fica a 305 km de Vitória. Nossa viagem foi planejada e executada via Colatina, Aimorés e finalmente Ipanema. Nosso objetivo conjugou lazer e trabalho nesta belíssima região mineira que possui grande integração com o povo capixaba em termos turísticos e também comerciais. Fizemos duas visitas técnicas, uma delas na Capil Vida e outra na Prefeitura de Ipanema. Vejam a seguir:

CAPIL VIDA – Nossa presença em Ipanema teve momentos muito interessantes e um deles foi a visita técnica na empresa CAPIL VIDA, que é uma cooperativa de laticínios que atende a toda a região no entorno do município de Ipanema. Fomos recebidos pelo Sr. Ruy Gonçalves Rodrigues, que é o vice presidente da empresa e também pelo Sr. Ricardo Santana Paes que é o responsável técnico da área industrial/produção. A Capil é uma empresa com mais de 40 anos de existência colecionando grandes resultados e investindo permanentemente na qualidade dos produtos e serviços aos clientes. Atua, além de Minas Gerais nos mercados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

PREFEITURA DE IPANEMA – Outro destaque foi a visita ao prefeito, Dr. Júlio Fontoura que vem desenvolvendo um trabalho revolucionário na cidade de Ipanema, tendo inclusive, recebido recentemente um significativo reconhecimento na área da gestão pública.

GESTÃO FISCAL – FIRJAN – Informações do site da prefeitura: Entre os 820 municípios mineiros avaliados pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF, Ipanema foi classificada em 20º lugar. Recebendo três conceitos ‘A’ (melhor pontuação) e nenhum conceito ‘D’ (pior pontuação) nos três quesitos avaliados, Ipanema está em uma posição privilegiada, passando à frente de municípios mais desenvolvidos da região como Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu e Caratinga. A capital Belo Horizonte ocupa o 78º lugar.

O melhor quesito na avaliação do Município de Ipanema, alcançando a nota máxima, foi o tópico ‘investimentos’. Para o Instituto de Pesquisa e Estudos Econômicos, a administração pública de Ipanema, investiu muito bem e corretamente os recursos.

Para o prefeito de Ipanema, a pesquisa representa um reflexo das políticas públicas deste governo. “Gastar bem, atingindo a coletividade e não favores políticos. Gastar sem endividar-se. Aplicar de forma honesta e transparente os recursos públicos. Essa sempre foi nossa filosofia de trabalho. E agora somos reconhecidos pelo Tesouro Nacional pelo bom trabalho que estamos realizando”, explica o prefeito.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

OBRAS E PROJETOS – A prefeitura de Ipanema vem investindo sistematicamente em projetos de incentivo ao turismo como é o caso da Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala, refúgio do Muriqui, o maior macaco das Américas. Destacam-se também as obras de modernização dos espaços públicos, vias de acesso e praças públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *