48ª REUNIÃO DO PGQP com 1.600 participantes
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) realizou nesta terça-feira (24) a 48ª edição da Reunião da Qualidade na FIERGS, em Porto Alegre. Mais de 1,6 mil pessoas participaram do evento que trouxe, este ano, o tema Conexão e Qualidade: Das boas ideias aos resultados inovadores. A abertura oficial foi realizada pelo presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, que destacou a crescente participação do Programa em projetos que envolvem o setor público: Nesses 20 anos realizamos um trabalho intenso promovendo o debate sobre gestão junto ao setor privado e, hoje, avançamos cada vez mais na consolidação de projetos na área pública, como nos convênios com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Justiça Federal e prefeituras., salientou.
O coordenador Executivo do PGQP, Luiz Pierry, apresentou na sequência as novidades que estão sendo preparadas pelo Programa em virtude do aniversário de 20 anos, a ser celebrado em outubro. Pierry também destacou as principais metas da entidade para o ano histórico, que envolvem, sobretudo, a representatividade do PGQP. Queremos dobrar de tamanho até o final do ano, aumentando o número de empresas com termo de adesão, de organizações avaliadas e de pessoas nos nossos eventos, projetou.
O presidente do Centro Brasileiro de Integração e Cooperação Tecnológico (CEBICT), Getúlio Apolinário Ferreira, palestrou sobre o tema Gestão: Gerando Valor com Qualidade. Com dados da Conference Board, Ferreira expôs o atraso do Brasil em relação a países como Turquia, Malásia e Colômbia, que exibem melhores índices de produtividade, em cálculo que divide o PIB do país pelo número de pessoas empregadas. Para ele, a solução para o entrave passa pelas melhorias contínuas nos processos de gestão com a mobilização e capacitação dos profissionais de mercado. O desenvolvimento da Qualidade Total depende do envolvimento das pessoas, argumentou.
O painel Cocriação de Experiências: Alcançando Resultados Diferenciados com Estratégias Inovadoras teve a participação do superintendente Administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Torelly e do Sócio Diretor da Symnetics Brasil, Rogério Caiuby. Eles apresentaram os resultados do trabalho de ambos na revisão estratégica do hospital. Caiuby explicou que o processo de cocriação, utilizado na remodelação da relação com os clientes, desenvolve-se a partir da análise das experiências humanas e do que pensam os envolvidos (consumidores). As novas práticas gerenciais têm gerado resultados como evoluções positivas nos fluxos de caixa e ocupação de mais de 90% de leitos na instituição de saúde.
No espaço do Teatro do Sesi, a programação da manhã foi encerrada com a palestra motivacional do presidente da Associação Desportiva para Deficientes ADD, Steven Dubner, que falou sobre o processo de reaprender a viver, autoestima e amor pela vida. Para ele, o respeito é o maior desafio para as pessoas com deficiência.
Em breve, daremos novas notícias deste grande evento realizado em Porto Alegre.