Aconteceu nesta quinta, 26 de abril, o V FÓRUM CAPIXABA DE ENERGIA, com destaque para o encontro da região sudeste com vários e importantes momentos na discussão da matriz energética brasileira e também sobre as perspectivas de crescimento da oferta de energia, em especial a energia mais eficiente e mais limpa.
Estiveram presentes, o Governador Renato Casagrande e seu vice, Givaldo Vieira, o anfitrião, Luiz Fernando Schettino que é o coordenador do evento e diretor da ASPE Agência de Serviços Públicos e Energia do Espírito Santo, e ainda Maurício Tolmasquim (EPE), Nelson Hubner (ANEEL), Jean-Paul Prates (CERNE) além de vários secretários de governo e especialistas no setor.
Pontos de destaque: Matriz energética, Atlas solar do ES em preparação para licitação do projeto, criação da comissão de ética da ASPE, o uso inteligente e racional da energia. Mudanças climáticas versus desenvolvimento brasileiro, o bom desempenho do setor energético em relação a emissão de gases de efeito estufa, o problema do desmatamento e a questão das energias renováveis (87% da energia brasileira está nesta classificação, via Etanol e Hidroelétricas). 41% da geração de energia do mundo vem do carvão (O Brasil só utiliza 1,3%). Outro destaque importante é o esforço do setor produtivo na geração de energia própria, como já ocorre aqui no ES com a CST/Arcelor Mittal.
O governador Casagrande, abordou a perda do FUNDAP, após 40 anos de uso dos incentivos, mas anunciou para a data de hoje, 27 de abril, um plano alternativo do uso das potencialidades do ES para um novo período de desenvolvimento. Este plano irá abordar diretrizes focadas no crescimento do estado com foco na aceleração de bons resultados em todos os campos de atuação.
A organização do evento estará disponibilizando em breve, o conteúdo das palestras no site do V Fórum Capixaba de Energia, segundo informações dos coordenadores.