Em fevereiro de 2011, Walter Lídio dava esta entrevista para a Jornalista capixaba, Rita Bridi da rede Gazeta, O engenheiro gaúcho Walter Lídio Nunes, em 1976, aos 28 anos, chegou ao Espírito Santo, movido pela busca de desafios, entre eles, o de acompanhar a instalação da primeira fábrica de celulose da Aracruz, que seria a mais moderna do mundo. Agora experiente executivo, está retornando ao Sul do país. O retorno à sua cidade natal, Porto Alegre, é também movido por novos desafios
Meu plano inicial era ficar três anos na Aracruz Celulose, mas trabalhei na companhia durante 33 anos, relata ao contar que ficou mais tempo que o planejado porque os desafios foram surgindo e ele optou por enfrentá-los, um a um. No retorno à terra natal, aos 61 anos, o executivo leva na bagagem a vasta experiência acumulada ao longo de mais de três décadas de intenso trabalho e muita disposição para começar tudo de novo.
O retorno, na verdade, terá um sabor de recomeço. Nunes, que se desligará da Fibria, (antiga Aracruz) será o presidente no Brasil do grupo chileno Companhia Manufatureira de Papéis e Cartões (CMPC), criado em 1920. Com sede em Santiago, a CMPC produz celulose de fibra curta e fibra longa papéis de imprimir e escrita, papéis higiênicos, papel para embalagem de frutas, produtos florestais e está presente em oito países da América Latina.
Em setembro último (2010), a CMPC, adquiriu a fábrica de celulose de Guaíba (RS), que pertencia à Aracruz (Fibria – resultado da fusão entre a Aracruz Celulose e Papel S. A e Votorantim Celulose) por US$ 1,430 bilhão. A fábrica que hoje pertence ao grupo chileno chamava-se Riocell e fora adquirida da Klabin pela Aracruz Celulose por US$ 610,5 milhões, em maio de 2003
Toda a previsão citada na entrevista de 2011 de fato aconteceu. Hoje, o presidente da CMPC, é o homenageado da MEC SHOW 2012 pelo seu histórico de trabalho na antiga Aracruz, presidência do movimento ES EM AÇÃO, articulador maior do programa PRODFOR da FINDES, e também pelo seu produtivo relacionamento com a sociedade e economia capixaba de uma forma geral.
Conhecemos Walter Lídio no início dos anos 90 quando fomos contratados para a capacitação dos especialistas da área de Manutenção Industrial da Aracruz, onde ele era o Gerente Geral de Manutenção. O detalhe interessante deste projeto foi a presença deste ilustre gestor em todos os treinamentos realizados. Ele sempre priorizou os projetos de capacitação da sua turma estando presente em todos os momentos.
Nossos parabéns ao amigo e presidente do SINDIFER, Luiz Alberto, pela iniciativa em propor e ser aprovado por unanimidade a indicação de Walter Lídio para o destaque MEC SHOW 2012.